Palestra ministrada por estudante de Psicologia da FAACZ aborda “Desmotivação escolar e o uso excessivo da internet/celular”

Fotos: Divulgação

Na última quarta-feira, 28 de junho, os alunos da 3ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Narceu de Paiva Filho, localizada em Ibiraçu (ES), tiveram a oportunidade de participar de uma palestra que abordou a “Desmotivação escolar e o uso excessivo da internet/celular”. O palestrante foi Welington Nascimento Ribeiro Filho, estudante do 9º período do curso de Psicologia da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz).

 

A palestra, realizada em formato de Roda de Conversa, faz parte do eixo temático “Inclusão Social e Igualdade”, do Comitê de Extensão da faculdade. O objetivo era proporcionar um espaço de reflexão e discussão sobre um tema relevante para os estudantes do Ensino Médio. Welington Ribeiro foi orientado pela psicóloga e professora da FAACZ, Marta Rossoni, responsável pelo Núcleo de Orientação de Apoio Psicopedagógico (NOAPS).

 

O NOAPS é um serviço de apoio ao estudante de graduação que tem como objetivo acolher e orientar o aluno em seus conflitos e dificuldades que podem estar interferindo na sua adaptação ao ambiente acadêmico e na aprendizagem. Durante a palestra, Welington destacou os impactos negativos do uso abusivo da internet e do celular no cérebro do indivíduo, tanto social quanto cognitivamente. Ele ressaltou a importância de estabelecer limites saudáveis no uso da tecnologia e promover a Psicoeducação como forma de sensibilização.

 

“É sempre um desafio, ministrar uma Roda de Conversa para adolescentes, ainda mais quando se trata de internet, e uso de celular. Mas, pude trazer reflexões acerca dos impactos negativos que essas ferramentas tecnológicas podem causar no cérebro de uma pessoa. Esse é um importante tema, e precisamos executar Psicoeducação como forma de sensibilização frente a temática discutida. Foi um momento muito bom, com os alunos”, relatou o universitário da FAACZ.

 

A palestra recebeu elogios dos participantes, como a aluna Layza Reis Lopes Amorim, da 3ª Série do Ensino Médio da escola estadual, que afirmou ter sido uma oportunidade única e impactante. Ela destacou a forma cuidadosa e dedicada com que Welington abordou os temas, inspirando reflexões sobre o impacto negativo do uso excessivo do celular na vida acadêmica e pessoal.

 

“Com palavras inspiradoras Welington me fez refletir sobre o impacto negativo que o uso excessivo do celular tem na minha vida acadêmica e pessoal. Fiquei, especialmente, impressionada com a maneira como Welington destacou os efeitos da dependência do celular na motivação e no desempenho escolar. As informações e experiências compartilhadas por ele abriram meus olhos para a importância de estabelecer limites saudáveis no uso da tecnologia”, relatou a aluna da escola estadual de Ibiraçu (ES).

 

O professor Breno Dantas, que leciona a disciplina de “Língua Portuguesa” na escola Narceu de Paiva Filho, enviou uma mensagem de agradecimento a Welington, expressando sua gratidão pela palestra brilhante e esclarecedora. Ele ressaltou que as palavras do palestrante despertaram uma reflexão profunda nele como professor e inspiraram mudanças em sua abordagem em sala de aula.

“Fiquei particularmente impressionado com a maneira como Welington trouxe à tona os efeitos negativos do uso excessivo do celular no ambiente acadêmico. Sua análise detalhada e seus exemplos concretos nos mostraram como a dependência do celular pode desmotivar os alunos, prejudicar seu desempenho e comprometer sua interação presencial”, relatou o docente da escola estadual de Ibiraçu (ES).

 

Dantas afirmou: “A palestra que Welington ministrou despertou em mim uma consciência renovada sobre a necessidade de estabelecer limites claros e promover uma cultura de engajamento e participação ativa em sala de aula. Suas estratégias para lidar com a distração do celular, como a promoção de atividades interativas e o estímulo à concentração, são extremamente valiosas e estou ansioso para aplicá-las em minha prática docente”.

 

Por fim, o professor Breno Dantas também mencionou a importância do diálogo promovido por Welington durante a palestra, permitindo que os alunos compartilhassem suas experiências e desafios relacionados ao uso do celular. “Essa troca de ideias gerou uma conscientização coletiva sobre os problemas enfrentados no ambiente educacional”, afirmou o docente da escola estadual de Ibiraçu (ES).

 

“A palestra de Welington Ribeiro foi um exemplo do compromisso dos universitários de Psicologia da FAACZ em contribuir para tornar a Psicologia mais acessível à população. A parceria entre o NOAPS e o Comitê de Extensão da faculdade garante o apoio necessário para que esses eventos sejam realizados com sucesso, fornecendo conhecimento e orientação aos estudantes do Ensino Médio”, afirmou Marta Rossoni.

 

Marta finalizou dizendo: “Com o engajamento e a dedicação de jovens acadêmicos como Welington, espera-se que a conscientização sobre os problemas relacionados à desmotivação escolar e ao uso excessivo da internet/celular seja ampliada, incentivando mudanças positivas no ambiente educacional das instituições de ensino onde esse tema é abordado”.

 

O sucesso da palestra em Ibiraçu (ES) é um exemplo do potencial transformador que a Psicologia pode ter na vida dos estudantes e no campo da educação como um todo. O trabalho conjunto entre universidades, profissionais da área e escolas contribui para a construção de um ambiente educacional mais saudável e motivador, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 05/07/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste