Evento especial marca a comemoração ao Dia Internacional da Mulher na FAACZ

Abertura das atividades ao Dia Internacional da Mulher destaca a importância do atendimento qualificado às mulheres por profissionais de Psicologia, Direito e Enfermagem.

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a FAACZ promoverá uma série de eventos com o objetivo de orientar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral sobre a importância dos cuidados necessários à saúde da mulher e seus direitos como cidadã. O ponto de partida será um simpósio marcado para quarta-feira, 6 de março, a partir das 19 horas, no auditório da instituição de ensino. Inicialmente, acontecerá um momento cultural promovido por professores e estudantes do curso de Psicologia, na tenda, próxima a biblioteca, que fica no pátio principal da faculdade.

 

A iniciativa, liderada pelos universitários dos cursos de Psicologia, Direito e Enfermagem, terá como tema central do simpósio o “Atendimento qualificado às mulheres por profissionais de Saúde e Direito”. O evento de abertura contará com a participação de professores e docentes de diversos cursos de graduação, incluindo a presença da diretora acadêmica, prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli, consolidando o apoio institucional.

 

O evento não se limitará ao âmbito acadêmico, estendendo-se às ações práticas dos universitários dos cursos de Psicologia, Direito e Enfermagem. No sábado, 9 de março, os acadêmicos promoverão uma atividade externa com ações de acolhimento e orientações diretas às mulheres. Além disso, divulgarão os Plantões de Atendimentos que ocorrerão nas dependências da faculdade entre os dias 12 e 14 de março, nos turnos matutino e vespertino.

 

A proposta vai além da simples divulgação da importância da atenção à saúde da mulher e de seus direitos constitucionais. O evento busca contribuir para a formação integral dos universitários, proporcionando um contato direto com a comunidade acadêmica e sociedade em geral, promovendo o treinamento profissional. A ênfase na ação interdisciplinar permitirá que os estudantes conheçam de perto as diversas áreas que atuam em prol da saúde feminina e de seus direitos. Dessa forma, os universitários compreendem as funções de cada profissão, atuando de maneira integrada.

 

Para a coordenadora do curso de Psicologia, professora Stéfani Martins, a ênfase na interdisciplinaridade é crucial para o desenvolvimento dos discentes. “Trabalhando a interdisciplinaridade, os estudantes entendem que, antes de sermos juristas, psicólogos ou enfermeiros, somos profissionais da Saúde e de Direito, por isso, devemos conhecer o trabalho do outro, trabalhar integrando as diversas áreas para melhor atendermos nossos pacientes, conhecendo como as nuances de gênero atravessam nossa práxis nos diversos campos de atuação”, ressaltou Stéfani.

 

A FAACZ convida toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral a participar desse evento especial, que visa não apenas celebrar o Dia Internacional da Mulher, mas também informar e sensibilizar sobre questões fundamentais relacionadas à mulher, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e consciente, destacando a colaboração entre diferentes áreas e reforçando a formação integral dos futuros profissionais envolvidos no atendimento às mulheres.

 

Texto: Alessandro Bitti                                                                                      
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 29/02/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste