FAACZ e parceiros acreditam no poder da educação e formam enfermeiros mais humanizados

Preceptoras e coordenador do curso de Enfermagem com a gerente de Enfermagem do São Camilo. Fotos: Divulgação

A partir deste ano, a FAACZ irá conceder o grau de bacharel aos estudantes da primeira turma do curso de Enfermagem. Mas, ser enfermeiro, vem muito antes de receber o diploma, os universitários já têm o primeiro contato com a profissão desde o início do curso, e, vem se aprimorando no seu decorrer, especialmente, quando os estudantes de Enfermagem passam a desenvolver a prática dentro das Unidades de Saúde, da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Aracruz e no Hospital e Maternidade São Camilo, por meio de convênios.

 

Os estudantes entram na fase do estágio supervisionado, um período obrigatório no curso de Enfermagem no qual, acompanham as rotinas dos serviços de diversas especialidades da área da Saúde para adquirir experiência profissional e desenvolver as habilidades necessárias ao enfermeiro recebendo treinamento sistemático, contínuo e com supervisão de um profissional experiente, além das preceptoras do curso de Enfermagem que os acompanha em todas as etapas.

 

Por meio dos convênios firmados com a Prefeitura e o Hospital, os estudantes/estagiários exercem atividades de Atenção à Saúde. Elas incluem, por exemplo, aplicação de vacinas, orientações quanto a saúde, visitas domiciliares, planejamento das ações de saúde, educação para a saúde e outras, com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde, uma vez que as Unidades Básicas de Saúde do município de Aracruz destinam todos os seus atendimentos ao SUS.

 

Na opinião do coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ, prof. João Carlos Arivabene, é uma felicidade imensa estar ao lado de parceiros que acreditam na força da educação.

 

“Juntos, a FAACZ e seus parceiros, abraçaram a ideia de ter profissionais formados dentro do padrão de qualidade que entendemos que deve ser o SUS no Brasil, com profissionais humanizados. Por isso, agradeço aos nossos parceiros, por acreditarem na FAACZ. Tenho certeza que, a cada ano, iremos formar enfermeiros mais humanos e mais próximos dos pacientes”, destacou Arivabene.

 

Secretária de Saúde de Aracruz e o coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ.

“A parceria entre a FAACZ e a Secretaria de Saúde, tem permitido a aproximação da academia com os serviços de saúde, oportunizado aos profissionais a socialização com metodologias diferenciadas de ensino além da troca de experiências e vivência do cotidiano, os quais por outro lado agrega conhecimento aos acadêmicos”, disse a secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt Toffoli.

 

Rosiane ainda ressaltou: “Além disso, podemos garantir a sociedade aracruzense condições suficientes para formar profissionais capacitados por meio da instituição de ensino e rede assistencial local. Ressaltamos que temos observado um crescimento na qualidade dos serviços prestados e mudanças de paradigmas no processo de trabalho na rede assistencial e, principalmente, o fortalecimento no SUS município”.

 

Para a gerente de Enfermagem do Hospital e Maternidade São Camilo, Dayane Delgado Freire, “a integração entre a FAACZ e o São Camilo permite com que a aproximação do conhecimento teórico com a realidade prática, possibilite o surgimento de novas estratégias para manutenção e aprimoramento de ambos os serviços”.

 

Freire finalizou dizendo: “Além de ser fundamental para formação dos estudantes, o aluno passa a entender melhor sobre o funcionamento interno da instituição, desenvolver pesquisas, conhecer tecnologias e equipamentos, além de compreender a importância do atendimento humanizado”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste