Acadêmicos de Enfermagem da FAACZ ministram uma série de treinamentos sobre “Primeiros Socorros” para alunos do Ensino Médio

Fotos: Divulgação

Nos meses de março, abril e maio de 2023, os universitários do 9º período do curso de Enfermagem da FAACZ, estiveram ministrando uma série de treinamentos sobre “Primeiros Socorros” na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Misael Pinto Netto, localizada em Aracruz (ES), para os alunos do Ensino Médio, matriculados na disciplina eletiva de “Primeiros Socorros”.

 

O convite para que os acadêmicos da FAACZ realizassem os treinamentos de “Primeiros Socorros”, na escola estadual, foi feita ao coordenador do curso de Enfermagem, prof. João Carlos Arivabene, pela professora, da EEEFM Misael Pinto Netto, da disciplina de Química, Gisele Xavier Malheiros.

Durante os treinamentos, os universitários foram acompanhados pelas preceptoras do curso de Enfermagem, as enfermeiras Elisangela Rodrigues Pereira, Sabrina Maria Batista e Sheila da Penha Moraes Santos. Dentro do tema sobre “Primeiros Socorros” os acadêmicos abordaram com os alunos do Ensino Médio: Parada cardiorrespiratória, engasgo, hemorragia, dentre outros assuntos.

“Ocasiões como esta, que tivemos a oportunidade de ofertar através dos acadêmicos do curso de Enfermagem, vários treinamentos de “Primeiros Socorros”, fazem com que os alunos do Ensino Médio aprendam um tema de muita relevância, e os acadêmicos de Enfermagem coloquem em prática aquilo que vem aprendendo ao longo da graduação. Ficamos muito satisfeitos em poder participar destes momentos de ensino-aprendizagem compartilhado”, afirmou a preceptora e enfermeira Elisangela Rodrigues Pereira.

Para Irleine de Oliveira, aluna do 9º período do curso de Enfermagem da FAACZ, os treinamentos sobre “Primeiros Socorros” foram momentos de compartilhar conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação e, ao mesmo tempo, aprender novas formas de fazer um atendimento mais humanizado.

 

“Quando realizamos um curso, uma palestra, qualquer ação que a intenção é transmitir informação, não é apenas quem está recebendo que ganha, nós, como acadêmicos, também, nos enriquecemos de aprendizado através das experiências vividas pelas pessoas, que ali estão. Isso nos impulsiona, a buscar cada dia mais, através dos nossos estudos, a capacitação para um melhor atendimento e, consequentemente, nos tornamos profissionais com excelência”, pontuou a universitária.

“Como acadêmico do 9° período do curso de Enfermagem da FAACZ e funcionário público, atuante na Educação, vejo o quão é importante a Educação Continuada em Saúde nas escolas. A Educação em Saúde nas escolas é extremamente importante, pois ajuda a promover a Saúde e o bem-estar dos alunos, além de prepará-los para tomar decisões informadas e saudáveis ao longo de suas vidas, além de despertar a cidadania, responsabilidade pessoal e social”, destacou Matheus Simões Gomes.

O universitário da FAACZ do curso de Enfermagem, finalizou dizendo: “Além disso, a Educação em Saúde nas escolas pode ajudar a reduzir a incidência de doenças e a melhorar a qualidade de vida dos alunos. Por isso, é de extrema importância que esses estudantes se mantenham informados de fontes seguras e precisas a respeito dessas informações”, ponderou Matheus que está no 9º período da graduação em Enfermagem na FAACZ.

Segundo a professora de Biologia, da escola estadual, Vanessa Spinassé, as aulas da eletiva “Primeiros Socorros”, ministradas pelas preceptoras e estudantes de Enfermagem da FAACZ, foram de grande riqueza e aprendizado aos alunos e professores da EEEFM Misael Pinto Netto.

“Foram trabalhados com os estudantes do Ensino Médio vários temas, como os tipos de riscos, acidentes que necessitam de ações de emergência, entre outros. As aulas práticas proporcionaram aos nossos alunos um aprendizado relevante, permitindo aos estudantes vivenciarem situações diversas que poderão ser aplicadas às técnicas de Primeiros Socorros”, afirmou Spinassé.

“Proporcionar aos alunos técnicas básicas de “Primeiros Socorros”, torna nossos alunos, que frequentaram a eletiva, pessoas com mais conhecimento e aptas a prestarem ajuda em momentos de emergência”, destacou a professora de Química, da EEEFM Misael Pinto Netto, Gisele Xavier Malheiros.

Erivelton dos Santos Gonçalves, aluno da 2ª Série do Ensino Médio, da EEEFM Misael Pinto Netto, disse que: “Com os estudantes de Enfermagem da FAACZ consegui tirar muitas dúvidas e, também, aprendi, caso algum dos exemplos ocorra comigo ou com meus colegas, como devo proceder. As explicações e práticas foram maravilhosas”.

 

Pensamento similar tem o aluno, da 1ª Série do Ensino Médio, da escola estadual de Aracruz, Guilherme Moreira Martins: “Foram muito legais, os treinamentos de “Primeiros Socorros”, aprendi bastante. Caso aconteça alguma urgência, já sei o que fazer. Gostei das aulas práticas dos alunos de Enfermagem da FAACZ e da participação do meu colega de turma, Francisco”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 25/05/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste