FAACZ: Universitários de Enfermagem e Psicologia fazem visita técnica a Recicle Aracruz

Fotos: Divulgação

Acompanhados da professora Helania Mara Grippa Rui, os universitários dos cursos de Enfermagem e Psicologia da FAACZ participaram de uma visita técnica, no último dia 13, à sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, do município de Aracruz (ES), a Recicle Aracruz, no Centro Empresarial do Polo Industrial. A associação atua em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

Helania explicou a importância dessa visita técnica a Recicle Aracruz, que é responsável pela coleta de materiais de resíduos não-perigosos, no município de Aracruz, além de propiciar oportunidade de trabalho a diferentes pessoas, que por questões particulares não conseguiriam emprego no mercado de trabalho atual.

 

“Essa prática de separar matérias reaproveitando-os inspira a educação sobre os cuidados com o meio ambiente, demonstrando que, em todos os lugares, é possível dar a destinação adequada ao lixo. E, também, essa associação de catadores, além de ajudar na questão ambiental, coleta e destino adequado dos resíduos, ajuda ainda, os catadores que se beneficiam com a venda dos resíduos coletados que podem ser reaproveitados. A recicle nos proporcionou um aprendizado de educação ambiental integrada, que compreende as questões sociais, econômicas e ambiental”, afirmou a docente da FAACZ.

Para Mara Rúbia Passos Pereira Auer, aluna do 7º período do curso de Psicologia, durante a visita a Recicle Aracruz foi possível conhecer um pouco do trabalho realizado por pessoas, que recebem uma oportunidade de trabalho, que lhes proporciona dignidade humana, permitindo a eles, que assumam responsabilidades, direitos e deveres junto à sociedade.

 

“Foi uma experiência maravilhosa de conscientização, onde ficou claro que se cada pessoa fizer a sua parte, dando destino correto para os recicláveis, vamos juntos gerar renda para quem precisa e, também, vamos contribuir para a preservação do meio ambiente. Além de aprendermos acerca dos materiais recicláveis/separação e, também, sobre o processo que ocorre para que esses materiais cheguem até a associação. Vale a pena, outras pessoas conhecerem um pouco mais das atividades desenvolvidas pela Recicle Aracruz”, destacou a universitária da FAACZ.

Como separar o lixo?

 

O ideal é ter duas lixeiras em casa, uma para o lixo orgânico e outra para o lixo reciclável, que não deve ser molhado, pois inviabiliza o reaproveitamento na Recicle Aracruz. Vidro, plástico, garrafas PET e latas são os mais comuns descartados. Embalagens gordurosas, como de pizza e outros, não servem para a coleta seletiva. Para participar é bem simples, o cidadão pode cadastrar a sua residência ligando no telefone (27) 99619-1424 (Recicle Aracruz).

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 22/05/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste