Estudantes de Enfermagem e Psicologia fazem visita técnica ao Hospital e Maternidade São Camilo (HMSC)

Fotos: Divulgação

Os estudantes dos cursos de Enfermagem e de Psicologia da FAACZ, realizaram visita técnica ao Hospital e Maternidade São Camilo (HMSC). Observar a forma correta de separar os resíduos hospitalares e, também, aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre o processo de descarte desse lixo, seguindo as normas de segurança foi um dos objetivos da aula de campo.

 

A visita técnica faz parte das atividades práticas propostas na disciplina de “Educação, Saúde e Meio Ambiente”, ministrada pela professora Helania Mara Grippa Rui, que acompanhou os universitários durante a aula de campo. Na ocasião, os estudantes participaram de uma palestra com o técnico em segurança do trabalho, Alan Junio Estevão Jeronymo, que falou sobre a Norma Reguladora (NR) 32.

 

De acordo com Alan, a NR 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implantação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como, daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

O técnico em segurança do trabalho, explicou ainda como acontece o processo de resíduos no hospital e como foi a trajetória do HMSC para se tornar referência, em atendimento humanizado, no município de Aracruz e região circunvizinha. Em seguida, os estudantes da FAACZ acompanhados pelo técnico em segurança do hospital e outros colaboradores realizaram uma visita monitorada a unidade hospitalar.

 

“A visita ao HMSC possibilitou aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula pelos estudantes, principalmente, em relação ao correto armazenamento, separação e descartes de resíduo. Possibilitando, ainda, conhecer os diferentes tipos de resíduos, que devem ter todo um controle específico, e de forma correta, para se evitar danos à saúde e ao meio ambiente”, afirmou a professora Helania Mara.

 

Segundo a aluna, do 3º período do curso de Enfermagem, Amanda Evilyn Sian Nunes, a visita ao hospital São Camilo agregou novos conhecimentos sobre resíduos hospitalares, desde seu uso até seu manejo final de descarte.

“Com a visita técnica aos setores do hospital, pudemos entender melhor o seu cotidiano e, também, como ocorre o manejo de descarte, a cada tipo de resíduo. Através dessa visita, levamos o conteúdo para sala de aula por meio de uma prática vivenciada. Esse processo de aprendizagem foi muito gratificante e me mostrou sobre o que vou lidar no futuro, como devo me comportar, enquanto futura profissional de Enfermagem, dentro de uma instituição hospitalar”, afirmou Amanda.

 

Elizabeth Gava de Souza Dellareti Penna, estudante do 7º período do curso de Psicologia da FAACZ disse que a visita técnica foi um grande aprendizado e reforçou nela o desejo de se formar em um curso da área de saúde.

 

“Fomos recebidos pelo Alan, funcionário do São Camilo. Ele mostrou as dependências do hospital, ministrou um breve curso a respeito do descarte do lixo hospitalar. Logo depois, nos levou para mais um tour pelo hospital, onde conhecemos a nova ala de maternidade e as parcerias público-privadas. Vimos a ala da pediatria e como é feito o acompanhamento das mães e dos bebês após o parto. A visita foi bem instrutiva e reforçou, em mim, o desejo de se formar em Psicologia”, salientou a universitária.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 22/05/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste