Fórum sobre Empreendedorismo apresenta o cenário da coleta e destinação de resíduos sólidos no Espírito Santo

Foto: Ariel Cerri

 

Apresentar o cenário da coleta e destinação de resíduos sólidos no Espírito Santo, bem como oportunidades de negócios na área Ambiental foram os objetivos do Fórum sobre Empreendedorismo realizado na FAACZ, no último dia 16. Alunos e professores dos cursos de Engenharia Civil, de Produção, Mecânica e Química ficaram atentos às orientações do coordenador geral do Instituto Sindimicro, Hugo Tófoli e do consultor em Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Tetra Pak, Rodrigo Amora.

 

O Fórum foi organizado pelo Comitê de Extensão da faculdade e faz parte da Dimensão de Proteção ao Meio Ambiente. Segundo a professora dos cursos de Engenharia, Uara Sarmenghi, é importante mostrar ao aluno o cenário local sobre os resíduos sólidos, do ponto de vista econômico, ambiental e social. “Apresentar aos universitários de Engenharia, enquanto atores da comunidade civil o seu papel no processo de reciclagem de resíduos sólidos, bem como o papel de cada um dos atores da sociedade, como governo e associação de catadores, dá a oportunidade de formarmos profissionais melhores e com um olhar crítico”, salientou. 

 

Durante o evento, os acadêmicos conheceram as oportunidades de negócios existentes para os profissionais de engenharia, em toda a cadeia que se forma com a atividade das associações de catadores de resíduos sólidos, que dão a destinação correta a esse material e, ao mesmo tempo, possibilitam a reciclagem e/ou reaproveitamento dos resíduos sólidos.

 

Para Janine Oliveira Ferreira, do 8º período de Engenharia de Produção, “a palestra do Sindimicro foi uma oportunidade ímpar de conhecer melhor a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o que ela trouxe de desafios e oportunidades para os municípios do Espírito Santo. A palestra da Tetra Pak, por sua vez, complementou com exemplos práticos, mostrando como a empresa trata a questão da logística reversa, por meio da reciclagem dos resíduos gerados em seu processo produtivo. Fica a certeza de que cada um de nós é responsável pelos resíduos que gera e que há muito o que se empreender neste ramo”, afirmou.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste