Inclusão e conhecimento marcam o II Encontro Regional sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) promovido na FAACZ

Fotos: Keren Hapuc

Sucesso é a palavra que define o II Encontro Regional sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) realizado nas dependências da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz), no último dia 17 de abril. Estudantes de Psicologia, profissionais da área, pessoas com TEA, cuidadores e familiares se reuniram para uma jornada de aprendizado, visando reduzir estigmas, promover uma sociedade mais inclusiva e compreensiva em relação a essa condição. O evento foi uma iniciativa do curso de Psicologia da FAACZ.

 

Organizado em consonância com as atividades voltadas para o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2 de abril, o encontro buscou ampliar o entendimento sobre o TEA, além de fomentar a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. Com uma abordagem diversificada e especializada, o encontro ofereceu oficinas temáticas ministradas por profissionais qualificados, visando ampliar o conhecimento sobre o TEA e suas nuances.

Antes do início das oficinas temáticas, os presentes desfrutaram de um momento de confraternização na tenda instalada no pátio principal da faculdade. Sob um ambiente acolhedor, regado a café e música ambiente, alunos e professores de diversos cursos de graduação da FAACZ, juntamente com os participantes externos, puderam desfrutar de um momento de integração e networking.

 

Distribuídas por salas no Bloco B (Prédio Primo Bitti), as oficinas foram conduzidas por especialistas em diferentes aspectos do TEA. Na Sala 11, a psicóloga Nailane Coimbra Deboni (CRP 16/7843) abordou a “Avaliação Psicológica e Neuropsicológica do TEA”, exclusiva para psicólogos e estudantes de Psicologia a partir do 4º período. Na Sala 12, a psicóloga Sthéfany Soares Santos Alvarenga (CRP 16/2968) discutiu as “Atualizações do CID-11 e DSM-5TR no Diagnóstico do TEA”.

Já na Sala 15, a egressa do curso de Psicologia da FAACZ, Nathália Ravani (CRP 16/10622), trouxe reflexões sobre “O TEA nos diferentes ciclos do desenvolvimento”, desde a infância até o envelhecimento. Na Sala 16, Alline Siqueira, graduada em Pedagogia e Artes Visuais, explorou os “Desafios e potencialidades de uma escola inclusiva”. Por fim, na Sala 17, Sara Moreira, terapeuta ocupacional, destacou “A importância do acompanhamento multidisciplinar no TEA”.

Por meio dessas oficinas, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o TEA em diversas vertentes, desde a avaliação e diagnóstico até a inclusão escolar e o acompanhamento multidisciplinar, contribuindo assim para uma visão mais abrangente e empática em relação a essa condição. As oficinas ofereceram uma imersão diversificada no universo do TEA. O principal objetivo foi promover a inclusão e ampliar a compreensão sobre o tema na sociedade.

Em um evento marcado pela diversidade de público e pela riqueza de trocas de experiências, o II Encontro Regional sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi um marco para a comunidade acadêmica e local de Aracruz e região. A coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, prof.ª Stéfani Martins, ressaltou a importância do evento ao proporcionar um ambiente inclusivo que abriu espaço para mães, pais, interessados no tema e profissionais da área.

 

“O evento foi de extrema importância, pois trouxe um viés inclusivo que permitiu a participação de um público variado, tornando-o mais acolhedor”, destacou a prof.ª Stéfani Martins. Ela enfatizou que o evento contou com espaços dedicados ao acolhimento familiar e para crianças, visando proporcionar acessibilidade a todos os presentes. A organização cuidadosa do evento, com áreas dedicadas ao acolhimento familiar e atividades para crianças, garantiu que todos se sentissem bem-vindos e confortáveis para participar.

A professora ressaltou que a integração foi um aspecto fundamental do evento, proporcionando a criação de laços entre alunos e participantes, além de fomentar o networking entre profissionais da área. Essa troca de experiências contribuiu significativamente para enriquecer o debate e a compreensão sobre o autismo, fortalecendo a rede de apoio e colaboração entre os envolvidos.

 

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, a troca de experiências e conhecimentos contribuiu significativamente para a compreensão do tema. Em resumo, o evento foi considerado um sucesso não apenas pela qualidade das palestras e atividades oferecidas, mas também pela abordagem inclusiva e integradora, promovendo uma experiência enriquecedora para a comunidade acadêmica e local de Aracruz e região.

Dentre os participantes, a psicóloga Marcielle Cardoso destacou o enriquecimento profissional proporcionado pelo evento. “Pudemos ter informações assertivas a respeito do processo de avaliação neurológica da pessoa autista, o que contribui para alavancar a qualidade do trabalho ofertado por nós, profissionais de saúde mental, à população”, afirmou Cardoso.

 

Para os estudantes, como Marcos Antonio Doná, do 7º período de Psicologia da FAACZ, o encontro representou uma oportunidade valiosa de aprendizado e troca de experiências. “Aprendi com especialistas, troquei experiências e fortaleci meu compromisso com a Psicologia. Sem contar a oportunidade de fortalecer laços e promover networking com profissionais da área”, ressaltou Doná.

Além disso, a aluna Lesly Malovini Bozi, do 9º período de Psicologia, destacou a relevância das palestras: “Particularmente, foi um prazer escutar e compartilhar experiências com o restante das pessoas presentes na palestra sobre inclusão escolar com a profissional Alline, uma voz potente e precisa”, afirmou a universitária.

Por trás da organização do evento, a professora Júlia Carvalho dos Santos destacou os objetivos do encontro, que visavam desmistificar conteúdos equivocados sobre o TEA. “Foram pensadas oficinas como um espaço de reflexão e aprendizagem, que trouxessem elementos acerca do diagnóstico, formas de avaliação na Psicologia, acompanhamento multidisciplinar, educação inclusiva, os processos de desenvolvimento e os direitos garantidos às pessoas com TEA”, explicou a docente.

 

Ela detalhou que as oficinas visavam integrar conhecimentos vistos ao longo da graduação pelos universitários e abordar questões do cotidiano dos profissionais que trabalham com o autismo: “Essas oficinas tiveram o intuito de trabalhar elementos que os alunos veem ao longo da graduação em diferentes disciplinas e, também, contemplar questões do cotidiano de trabalho dos profissionais que atuam em diferentes áreas com o TEA”.

O encontro proporcionou uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, contribuindo para uma sociedade mais acolhedora e inclusiva para as pessoas com TEA e seus familiares. A FAACZ reafirma seu compromisso com a promoção da conscientização e da igualdade, através de eventos como este, que fortalecem o debate e a disseminação de informações sobre o TEA. O II Encontro Regional sobre o TEA na FAACZ disseminou informações relevantes sobre questões importantes para a sociedade atual.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 22/04/2024

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