“Resgatando Sonhos no CRAS de Aracruz”: Alunas de Psicologia da FAACZ promovem roda de conversa inspiradora

Fotos: Divulgação

Uma atmosfera de reflexão e inspiração tomou conta do ambiente, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Morobá, em Aracruz (ES), durante a roda de conversa “Resgatando Sonhos”. A atividade foi conduzida pelas alunas do 9º período do curso de Psicologia da FAACZ, Karla Lecchi Figueredo, Mara Rúbia Passos Pereira Auer, Maria Eduarda Marins Pereira e Wirlandia Magalhães Devens.

 

A roda de conversa teve como objetivo incentivar a reflexão sobre sonhos individuais e coletivos, compartilhar experiências e inspirar uns aos outros na busca ativa por seus sonhos. O público-alvo abraçado por essa iniciativa eram mulheres e idosas de todas as idades e origens da comunidade de Aracruz.

 

O momento idealizado pelas universitárias da FAACZ, contou com o apoio do Comitê de Extensão, presidido pelo professor Arismar Manéia, e do Núcleo de Orientação e Apoio Psicopedagógico (NOAPS), coordenado pela professora Marta Rossoni, ambos docentes do curso de Psicologia da faculdade.

Com uma metodologia inclusiva e participativa, a iniciativa envolveu apresentação de casos reais, exemplos práticos, espaço para perguntas e debates, além da distribuição de material informativo. A metodologia empregada incluiu uma série de etapas cuidadosamente planejadas para promover a interação e a reflexão entre os participantes.

 

Dividida em seis etapas distintas, a atividade incluiu desde quebra-gelos para conhecer os participantes até dinâmicas práticas, como a criação de “Mapas dos Sonhos”, onde os indivíduos puderam visualizar e compartilhar suas aspirações.  Durante a dinâmica, os participantes tiveram a oportunidade de expressar seus sonhos e desafios, criando um ambiente de apoio mútuo e encorajamento.

 

Questões como obstáculos enfrentados e formas de apoio foram discutidas, promovendo uma reflexão profunda sobre as aspirações individuais e coletivas. Cada momento foi pensado para estimular a conexão e o diálogo entre os presentes. Segundo o professor Arismar Manéia, a roda de conversa foi concebida como parte de uma formação humana do CRAS em Aracruz, enriquecendo tanto os participantes, quanto os estudantes da FAACZ.

 

“O Comitê de Extensão é um espaço onde podemos construir uma reflexão sobre as possibilidades de nos colocarmos no lugar do outro. Isso nos enriquece como seres humanos e estamos estendendo essa ideia para os alunos dos vários cursos de graduação que temos”, ressaltou Manéia.

Ao final da roda de conversa, os depoimentos das mulheres presentes no CRAS do bairro Morobá refletiram a importância e impacto positivo do encontro. Uma das participantes expressou: “Gostei demais. Se vocês vierem aqui outras vezes a gente tá aqui para ouvir vocês de novo”. Outra participante ressaltou a importância de colocar Deus à frente dos sonhos e expressou esperança na realização dos objetivos de cada um.

 

Karla Lecchi Figueredo, uma das alunas responsáveis pela iniciativa, compartilhou sua experiência, destacando a conexão e solidariedade entre as mulheres presentes. “Foi muito inspirador ver como essas mulheres, em diferentes fases da vida, se conectaram e teceram laços entre elas, compartilhando suas experiências afim de incentivar umas às outras a realizarem seus sonhos, mesmo diante de desafios”, afirmou a universitária.

 

A roda de conversa “Resgatando Sonhos” não apenas proporcionou um espaço de reflexão e compartilhamento, mas também fortaleceu os laços comunitários e incentivou os participantes a perseguirem ativamente seus objetivos, mostrando que, juntos, é possível superar os obstáculos e realizar os sonhos mais profundos. Com essa iniciativa, as alunas de Psicologia da FAACZ fortaleceram ainda mais os laços comunitários e demonstraram o poder da união na busca pela realização pessoal e coletiva.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 19/04/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste