Júri Simulado promove integração entre estudantes de Direito e alunos do Ensino Médio em Aracruz

Fotos: Alessandro Bitti

A FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) sediou, no último dia 04, um emocionante Júri Simulado que reuniu estudantes do 7º período do curso de Direito, assumindo os papéis de acusação e defesa, e alunos de escolas da rede pública e privada de Aracruz (ES), participando como jurados. Estavam presentes estudantes do Centro Educacional de Aracruz (CEA), da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti e do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Monsenhor Guilherme Schmitz.

O evento, realizado no auditório da faculdade, contou com a presença de universitários, professores e estudantes convidados de diversas instituições de ensino. O Júri Simulado é uma iniciativa que partiu do professor Ronaldo Félix, responsável pela disciplina de “Prática Jurídica Penal”, do curso de Direito da FAACZ. Em conjunto com alunos da faculdade, o professor elaborou o caso que foi debatido durante o Júri Simulado.

A finalidade da atividade realizada foi proporcionar uma experiência prática aos futuros advogados, simulando um julgamento real e permitindo que eles aplicassem seus conhecimentos jurídicos, além de desenvolverem habilidades de argumentação e persuasão. Um dos aspectos marcantes do evento foi a participação ativa dos estudantes do Ensino Médio de escolas de Aracruz como jurados. Essa oportunidade permitiu que eles se familiarizassem com o ambiente jurídico e observassem de perto o trabalho dos futuros profissionais da área.

 

O professor Ronaldo ressaltou a importância dessa integração: “A participação dos alunos do Ensino Médio como jurados proporcionou uma experiência única, permitindo que eles se familiarizassem com o ambiente jurídico e observassem de perto o trabalho de futuros profissionais da área”.

Além disso, o Júri Simulado despertou grande entusiasmo e interesse entre os participantes, que se envolveram ativamente nas discussões e no processo de votação. Após o encerramento, os estudantes de Direito da FAACZ receberam feedback e orientações valiosas dos seus professores presentes, que os auxiliaram na compreensão da importância do trabalho em equipe, da oratória e da argumentação jurídica.

O estudante Carlos Roberto Guimarães Peixoto Bravo, do 7º período do curso de Direito, atuou como advogado de defesa e destacou a importância do evento: “O Júri Simulado da FAACZ me proporcionou uma visão prática do campo jurídico, mostrando-me como os conceitos teóricos podem ser aplicados de maneira efetiva na resolução de casos reais. Além disso, a experiência ajudou a desenvolver minha confiança e habilidades de comunicação, fundamentais para um advogado de sucesso”.

“Com o sucesso do Júri Simulado realizado na FAACZ, fica evidente o impacto positivo dessa iniciativa no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes de Direito, bem como na aproximação entre a academia e a comunidade. A simulação de um julgamento real proporciona aos futuros advogados uma valiosa experiência prática, preparando-os para os desafios do campo jurídico”, afirmou o coordenador do curso de Direito, prof. Horácio Aguilar.

Para a supervisora de extensão e pesquisa da faculdade, prof.ª Lanna Clicia Carrijo, com a realização bem-sucedida desse Júri Simulado, é evidente que a FAACZ continua a desempenhar um papel de destaque na promoção do ensino jurídico de qualidade e no estímulo ao engajamento dos estudantes no campo do Direito.

“A FAACZ e o curso de Direito reforçam seu compromisso em promover atividades que estimulem o aprendizado além da teoria, valorizando a prática jurídica e a formação de profissionais capacitados e éticos. O Júri Simulado é apenas um exemplo das diversas iniciativas que a faculdade oferece para enriquecer a formação dos estudantes e fortalecer os laços com a comunidade”, ressaltou Carrijo.

Projeto de Extensão do curso de Direito

 

O Júri Simulado faz parte do Projeto de Extensão “Júri no Ar”, promovido pelo curso de Direito da FAACZ, idealizado pelo professor Ronaldo Félix. Esse projeto tem como objetivo simular o julgamento de um caso hipotético, apresentando o procedimento do júri à população em geral. Com ele, os universitários têm a oportunidade de desenvolver habilidades de oratória, construção de argumentos para a defesa e a acusação, retórica, persuasão e debate, além de demonstrarem seus conhecimentos relacionados às ciências criminais.

Além disso, o projeto busca estimular os acadêmicos do curso de Direito a desenvolverem o senso-crítico e a ampliarem suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, expressão verbal, persuasão, organização de ideias e respeito à opinião do outro. Ele também tem como objetivo integrar os estudantes do Ensino Médio e outros grupos da cidade de Aracruz e região, demonstrando o rito do Tribunal do Júri e suas implicações na sociedade. O Júri Simulado desempenha um papel fundamental na conscientização sobre a promoção da justiça a partir da decisão popular.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 07/07/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste