Aula Magna do curso de Direito aborda o tema “Ética e Profissões Jurídicas”

Foto: Ariel Cerri

 

Calouros e veteranos do curso de Direito da FAACZ participaram na última segunda-feira, 18 de março, da Aula Magna sobre “Ética e Profissões Jurídicas”. O tema foi conduzido pelo juiz de Direito do município de Aracruz, Dr. Vinícius Doná de Souza e pelo advogado em Aracruz e ex-aluno da FAACZ, Dr. Marcus Modenesi Vicente. A aula aconteceu no auditório da instituição e contou também com a participação de professores do curso.

 

A Aula Magna foi aberta pelo coordenador do curso de Direito, prof. Wagner Carmo, que deu boas-vindas aos acadêmicos. “Hoje vamos ter uma aula tradicional de nosso curso, que é oferecida aos alunos que estão iniciando a faculdade. Vamos juntos conversar sobre o Direito, ética e profissões jurídicas. É um assunto interessante para todos os estudantes, sejam veteranos ou calouros. O tema proposto tem um importante elemento de liga com o atual momento que o Brasil e o mundo passa seja no âmbito político, econômico e social retratado pela grande imprensa”.

 

Primeiro palestrante da noite, o advogado Dr. Marcus Vicente, que também presidia uma turma do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), falou sobre ética na advocacia e a carreira jurídica, abordando assuntos como: Normas jurídicas aplicáveis, atividades de advocacia, relação cliente e advogado, honorários advocatícios, infrações disciplinares e suas penalidades, Tribunal de Ética e Disciplina (TED), dentre outros assuntos.

 

“O curso de Direito é muito amplo e dá um conhecimento sobre a realidade social e questões que envolvem o relacionamento humano. A advocacia é a porta de entrada dos processos para solução de conflitos, por isso, uma das virtudes que o advogado precisa ter é a ética. O advogado deve proceder de forma que o torne merecedor de respeito e que contribua para o prestígio da classe e da advocacia. O exercício da advocacia é regido em confiança recíproca entre o cliente e advogado”, afirmou Vicente.

 

Em seguida, o Dr. Vinícius Doná falou sobre a carreira na Magistratura, seu ingresso, os desafios e os dilemas das profissões jurídicas. “Quero parabenizar os alunos pela escolha do curso de Direito, que dá um leque de opções depois de formado, pois pode-se seguir carreira na advocacia pública e privada, no Ministério Público, na Magistratura, na Defensoria Pública. Pode ser ainda servidor do Poder Judiciário, delegado de polícia, dentre outras profissões. A abrangência para quem é formado no curso de Direito é muito grande e para os que não queiram exercer na prática o que aprenderam na teoria o curso de Direito é muito importante para formar o cidadão”, pontuou o juiz de Direito do município de Aracruz.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Holler Box