Turma de Direito da FAACZ promove “Debate Jurídico” inspirado no Tribunal de Nuremberg

Sala de aula se torna palco de confronto entre Direito Positivo e Direito Natural. Fotos: Divulgação

Na formação acadêmica dos futuros juristas, além do domínio das leis e dos códigos, algumas competências se destacam como fundamentais. Entre elas, a capacidade argumentativa, a oratória e o raciocínio jurídico despontam como pilares essenciais. Na FAACZ, a professora Brenda Valente, responsável pela disciplina “Introdução ao Estudo do Direito”, tem se dedicado a incorporar tais habilidades desde os primeiros passos dos discentes do curso de Direito.

 

Recentemente, os estudantes do 1º período do curso de Direito da FAACZ protagonizaram um notável “Debate Jurídico”, que se debruçou sobre temas estudados em sala de aula confrontando-os com o histórico julgamento do Tribunal de Nuremberg. A proposta pedagógica da professora Brenda envolveu a exploração teórica das correntes Jus Naturalista e Jus Positivista em sala de aula, culminando na leitura e resenha do artigo “O Tribunal de Nuremberg: Entre o Positivismo e o Jusnaturalismo”.

Divididos em dois grupos, os universitários foram desafiados a defender diferentes perspectivas sobre a aplicação do Direito no contexto do Tribunal de Nuremberg: enquanto um grupo defendia o Direito Positivo, o outro sustentava a aplicação do Direito Natural. A dinâmica, segundo a professora, visava não apenas enriquecer o conhecimento já adquirido, mas também desenvolver habilidades essenciais para a prática jurídica. Ainda de acordo com a docente, os alunos demonstraram grande engajamento e apresentaram argumentos sólidos e coerentes durante o debate.

 

A aluna Zenaide da Silva Castoldi, do 1º período de Direito, destacou a importância da atividade: “Vivenciamos e apreciamos de maneira sucinta, pragmática e esclarecedora o debate promovido em sala de aula sobre o artigo Tribunal de Nuremberg, com foco no juspositivismo e jusnaturalismo”. Ela ressaltou ainda a relevância do respeito às opiniões contrárias e do preparo argumentativo para um debate de qualidade.

Para a professora Brenda, a participação ativa dos estudantes e o entusiasmo com a dinâmica proposta foram gratificantes: “Mais uma vez conferimos ao nosso aluno o protagonismo e autonomia no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo a capacidade argumentativa, raciocínio jurídico e oratória”. O objetivo, segundo ela, foi consolidar o conhecimento construído em sala de aula e desenvolver nos universitários habilidades essenciais para o exercício da advocacia, como a capacidade argumentativa, o raciocínio jurídico e a oratória, preparando-os para os desafios da prática jurídica.

 

O “Debate Jurídico” inspirado no Tribunal de Nuremberg não apenas proporcionou uma oportunidade de aplicação prática dos conceitos estudados, mas também reforçou o compromisso da FAACZ com uma formação acadêmica que vai além dos aspectos teóricos, preparando os futuros profissionais do Direito para os desafios do mundo real. Essa atividade prática evidenciou a relevância de propostas pedagógicas inovadoras para a formação de profissionais éticos, preparados e críticos no campo jurídico.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 10/04/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste