Universitários do curso de Direito celebram o Dia da Constituição com atividade inovadora na FAACZ

Fotos: Divulgação

No Brasil, o dia 25 de março marca uma data crucial para a história jurídica do país: o Dia da Constituição. Neste dia, em 1824, Dom Pedro I assinou a primeira Constituição Brasileira, consolidando a independência nacional. Desde então, o Brasil testemunhou a promulgação de mais seis Constituições Federais, todas elas moldadas pelas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais da sociedade brasileira.

 

Em celebração a este marco histórico, a professora de “Direito Constitucional” da FAACZ, Brenda Valente, desenvolveu um e-book com a turma do 3º período do curso de Direito, abordando as sete Constituições do Brasil. O objetivo desta iniciativa foi destacar a importância desta data como um marco significativo no campo do Direito Constitucional, além de apresentar a evolução do Direito presente nessas constituições ao longo dos anos.

A dinâmica do trabalho ocorreu em três etapas distintas. Primeiramente, a turma foi dividida em grupos, sendo cada um responsável pelo estudo de uma Constituição específica, em uma dinâmica que envolveu pesquisa. Em seguida, houve uma aula prática no Laboratório de Informática para a composição do texto de cada Constituição e a elaboração do e-book. Por fim, a culminância do projeto ocorreu com a visita às demais turmas do curso de Direito da FAACZ, onde o e-book foi apresentado para todos os acadêmicos.

 

Kewen Eduardo Moreira de Oliveira Queiroz, aluno do 3º período do curso de Direito, expressou sua satisfação com a atividade proposta: “Em comemoração ao Dia da Constituição, 25 de março, nossa professora nos deu a tarefa de montar um e-book que explicasse sucintamente sobre cada uma das sete Cartas Magnas. A atividade foi realizada em grupo, onde cada um era responsável por pesquisar sobre as constituições escolhidas. Ao meu ver, essa atividade foi importante para promover o ensino para além do modo tradicional, incentivando os alunos a serem mais ativos no processo de aprendizagem. Foi uma atividade muito interessante e, de certa forma, lúdica”.

Segundo a professora Brenda, os universitários demonstraram grande motivação com a atividade e a desenvolveram com dedicação, alcançando o objetivo principal da proposta pedagógica, que era impulsionar o protagonismo dos estudantes do curso de Direito no processo de ensino-aprendizagem: “Este projeto não apenas celebra o legado das Constituições Brasileiras, mas também destaca a importância do engajamento dos estudantes em atividades que vão além das paredes da sala de aula tradicional, incentivando uma abordagem mais dinâmica e participativa no ensino do Direito Constitucional”, afirmou a docente da FAACZ.

 

Essa iniciativa inovadora não apenas celebrou o Dia da Constituição, mas também proporcionou aos estudantes uma experiência de aprendizado dinâmica e colaborativa, enriquecendo sua formação acadêmica e incentivando o interesse pelo estudo do Direito Constitucional. Esta atividade, também, demonstrou como abordagens pedagógicas inovadoras podem envolver os alunos do curso de Direito da FAACZ de forma mais ativa e proporcionar uma compreensão mais profunda e significativa dos conceitos jurídicos fundamentais.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 09/04/2024

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