Professora do curso de Pedagogia apresenta resultados de pesquisa de doutorado em Congresso Nacional

Foto: Divulgação

Entre os dias 27 e 30 de setembro, a professora do curso de Pedagogia da FAACZ, Rita de Cássia Mitleg Kulnig, participou do XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional realizado no Campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador/BA. Com o tema “Pela Democratização da Educação”, o evento reuniu psicólogos, estudantes, professores, profissionais e pesquisadores de Educação, Saúde e áreas afins.

 

A prof.ª Rita participou como expositora no Simpósio “A Diversidade de Expressões da Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social na Escola” ao lado das professoras: Dr.ª Ana Mercês Bahia Bock da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Me. Brisa Bejarano Campos da Universidade Ibirapuera (UNIB). Na ocasião, as docentes reuniram trabalhos do grupo de pesquisa “A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social: suas Diversas Expressões”, coordenado pelas professoras doutoras Ana Bock e Maria da Graça Marchina Gonçalves, com diferentes recortes do estudo da dimensão subjetiva da desigualdade social na escola.

 

Durante o Simpósio foram realizadas três apresentações: a primeira, fruto de uma Iniciação Científica no curso de Psicologia da PUC-SP com moradores de diferentes regiões da cidade de São Paulo na qual foram investigadas as compreensões sobre o que vem a ser uma boa escola. Na segunda, foram abordados os resultados preliminares de uma pesquisa de doutorado sobre práticas educativas no processo de escolarização das elites a partir do estudo de caso de uma escola no Espírito Santo (esta apresentação foi um recorte da pesquisa de doutorado que está sendo feita pela prof.ª Rita). Na terceira apresentação, foi abordada a dimensão subjetiva da desigualdade social expressa na vivência escolar de jovens pobres residentes em bairros de alto índice de exclusão social na cidade de São Paulo.

 

A professora Rita também é coautora dos capítulos 10 e 11 publicados no livro “A Dimensão Subjetiva do Processo Educacional: Uma leitura sócio-histórica”, organizado pela prof.ª Dr.ª Wanda Maria Junqueira de Aguiar e pela prof.ª Dr.ª Ana Mercês Bahia Bock da PUC-SP. Estes trabalhos fazem parte das atividades acadêmicas da prof.ª Rita no doutorado em Psicologia da Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

 

O livro da Cortez Editora foi lançado durante o XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e reuni os resultados de pesquisas realizadas dentro do Projeto de Cooperação Acadêmica (PROCAD) financiado pela CAPES que envolve quatro programas de pós-graduação: o Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste