Setembro Amarelo: Alunos do curso de Psicologia abrem o mês com círculo de palestras nas escolas de Aracruz

Fotos: Divulgação

O mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio, transtorno que vem atingindo várias classes sociais, em diferentes sociedades, espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Para chamar a atenção da sociedade de Aracruz sobre esse tema estudantes, de vários períodos, do curso de Psicologia da FAACZ irão promover até o final deste mês várias ações de sensibilização e promoção à Saúde Mental em prol da campanha “Setembro Amarelo”.

 

Durante todo o mês de setembro, os universitários de Psicologia da FAACZ irão realizar palestras e rodas de conversa sobre a prevenção ao suicídio em escolas municipais e estaduais de Aracruz. A atividade está sendo coordenada pela professora do curso de Psicologia, Marta Rossoni, com apoio do Comitê de Extensão e do Núcleo de Orientação e Apoio Psicopedagógico (NOAPS) da faculdade.

 

“Os alunos do curso de Psicologia, para adquirir habilidades relacionais e comunicativas estão fazendo a divulgação da campanha ‘Setembro Amarelo’, nos aspectos necessários a prevenção ao suicídio nas escolas públicas, em princípio, na rede estadual de ensino de Aracruz. Nosso intuito com essa mobilização é promover atividades que sensibilizem toda a sociedade sobre a importância do olhar e da escuta sobre o outro que está num quadro de dor”, explicou a professora Marta Rossoni.

No último dia 1º, foi dado o pontapé inicial com a realização de palestras e rodas de conversa, nas escolas estaduais de Aracruz: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Misael Pinto Netto e Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Monsenhor Guilherme Schmitz. Para Welington Nascimento Ribeiro Filho, estudante do 8º período do curso de Psicologia da FAACZ, realizar rodas de conversa em escolas municipais e estaduais sempre foi e continuará sendo uma enorme satisfação.

 

“Esse tipo de atividade é muito importante, pois me lembro sempre que, um dia era eu que, estava ali, ouvindo palestras de grandes profissionais. Falar para jovens e adolescentes sobre o ‘Setembro Amarelo’, um tema a ser escutado, é de suma importância social. Me sinto grato pelo tempo vivido ali na sala de aula, pela troca de experiências e vivências. ‘Setembro Amarelo’ precisa ser vivido, mês a mês, dia após dia. Que tenhamos empatia e saibamos nos acolher sempre”, afirmou o universitário da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 05/09/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste