FAACZ: Estudantes do curso de Psicologia participam de ações de enfrentamento à violência doméstica

Fotos: Divulgação

Universitários do curso de Psicologia da FAACZ participaram, de forma ativa, durante todo o mês de agosto das ações realizadas pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), referentes à campanha “Agosto Lilás”. Intitulada “Aracruz por Elas”, estas ações são referentes ao mês de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

 

Os estudantes da FAACZ foram convidados pela municipalidade e participaram no dia 22 de agosto, de uma blitz educativa intitulada “Maria da Penha”, com o objetivo de conscientizar o público feminino e masculino do município sobre a violência doméstica contra a mulher. Já no sábado (27), os universitários auxiliaram na ação de panfletagem que foi realizada no Mercado Municipal. Os acadêmicos foram orientados pelo professor Arismar Manéia, que é presidente do Comitê de Extensão da faculdade.

 

“Infelizmente, o Brasil ainda é um dos países com maiores índices de feminicídio e estupro. Por isso, é preciso educar e conscientizar as pessoas para que compreendam a importância da igualdade e a indignidade da submissão da mulher, em qualquer ambiente, que esteja. Nos dias atuais, é importante a gente, enquanto educadores, desautorizar o machismo. Daí a importância dos alunos da FAACZ participarem de ações como essa promovida pela municipalidade”, afirmou Manéia.

 

“Fazer parte deste momento é muito gratificante como acadêmica e, principalmente, como mulher. Constantemente temos que fazer enfrentamentos sobre os direitos da mulher e, constantemente, fortalecê-los frente a sociedade. A participação durante o ‘Agosto Lilás’ nos cativa a buscar o respeito que toda mulher tem”, afirmou a estudante do 8º período do curso de Psicologia, Nathalia Cristina Piffer Deptulsqui Natali.

De acordo com a, também, estudante do 8º período de Psicologia, Lorrayne Del Caro Zanoni, foi uma experiência incrível. “Me senti honrada em compartilhar esse momento importante com tantas mulheres de idades variadas. A nossa participação tem uma importância extrema para que outras pessoas se sintam inspiradas a se juntarem a essa luta que é de todas as mulheres. Foi muito gratificante esse momento de reflexão, essas atividades com certeza colaboram na minha formação acadêmica e na minha vida pessoal”, salientou a universitária.

 

Para marcar o encerramento da campanha “Agosto Lilás” a Semds realizou uma ação na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz, com o objetivo de conscientizar a população quanto ao combate à violência da mulher. Um dos momentos mais emocionantes, foi a apresentação de mulheres atendidas pelo Centro de Convivência dos Idosos (CCI). Na ocasião, elas encenaram momentos de violência vividos por mulheres em suas relações conjugais, como forma de conscientizar e reduzir casos de agressão.

 

Durante o evento, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo realizou a “Ação Aracruz: Mais Cidadania”, destinado a mulheres e disponibilizou o Ônibus Rosa, que prestou orientação e atendimento. Além disso, a ação contou também com a oferta de serviços da política assistencial, testes e aferição de pressão arterial. Estudantes de vários períodos, do curso de Psicologia da FAACZ, também estiveram na praça prestando auxílio nos atendimentos.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 05/09/2022

Texto escrito com informações da Prefeitura de Aracruz.

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste