Universitários de Enfermagem acompanham o dia a dia do profissional da saúde no programa “Consultório de Rua”

Fotos: Divulgação

Os acadêmicos do 7° período do curso de Enfermagem da FAACZ, vivenciaram a prática do dia a dia no programa “Consultório de Rua” do município de Aracruz. A atividade faz parte da disciplina prática “Ensino Clínico em Saúde Secundária”, ministrada pelas preceptoras do curso de Enfermagem: Sheila da Penha Moraes Santos, Sabrina Maria Batista do Nascimento e Elisângela Rodrigues Pereira.

 

Na ocasião, a atividade de campo foi supervisionada pela preceptora Sabrina e os universitários puderam compreender o papel do enfermeiro no cuidado da população em situação de rua, onde exige uma ampliação do olhar sobre o processo saúde-doença-cuidado, bem como a utilização de diversas ferramentas que valorizem as pessoas e suas necessidades, levando em consideração o território e suas singularidades.

 

Durante a atividade prática, os estudantes da FAACZ acompanharam a atuação do enfermeiro Rafael dos Santos, que é o profissional de referência do programa em Aracruz, nas abordagens e atendimentos a essa população.  Em depoimento sobre o serviço recebido o morador, em situação de rua, J.O. 46 anos, relatou que: “Em todos os atendimentos ofertados pelo programa sou muito bem atendido. Sou uma pessoa que gosta de cuidar da saúde”.

 

Segundo a aluna de Enfermagem, Elaine Milagres Cáo, “o Consultório de Rua é um projeto lindo. Tem um papel fundamental para as pessoas que vivem em situação vulnerável e que necessitam de atenção à sua saúde. O profissional enfermeiro cria uma relação de confiança, negociando e entendendo suas necessidades, acolhendo e dando suporte em sua reabilitação para melhoria de sua saúde”, explicou.

“O Consultório de Rua é um programa importante para a população em situação de rua, onde garante que os direitos à saúde sejam garantidos a essa população. Foi muito importante saber como atua o enfermeiro nesse programa e ter feito abordagens na prática”, afirmou a universitária da FAACZ, Karolina Fraga Loyola.

 

Para Ilda Pereira Sange, estudante de Enfermagem, “foi um aprendizado muito relevante para mim. Fomos para a rua para ter esse contato com os pacientes e conhecer de perto como funciona o trabalho do enfermeiro Rafael. Tivemos a oportunidade de visualizar de perto a realidade desse trabalho”, destacou a aluna do 7º período.

 

De acordo com Sabrina Maria, “os alunos puderam vivenciar o papel que o enfermeiro desempenha. Sendo um papel-chave no cenário do Consultório de Rua, assumindo atribuições assistenciais, educativas, administrativas e gerenciais. Sendo também um dos profissionais de saúde responsável pelo estabelecimento de vínculos com os usuários, estimulando a redução de danos, promovendo a saúde da população em situação de rua”, pontuou a preceptora do curso de Enfermagem.

 

“Foi muito bom apresentar o trabalho que desempenho no programa Consultório de Rua para os acadêmicos de enfermagem da FAACZ. Trabalho esse que me dedico muito para realizar com esses moradores em situação de rua. Me coloco à disposição para agregar os conhecimentos dos acadêmicos”, disse o enfermeiro Rafael dos Santos, responsável pelo programa em Aracruz.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste