Universitários dos cursos de Enfermagem e Psicologia participam de roda de conversa sobre “Genética”

Fotos: Divulgação

Os estudantes do 2º período dos cursos de Enfermagem e Psicologia da FAACZ participaram de uma roda de conversa organizada pela professora Helania Mara Grippa Rui sobre o tema “Genética”, desde a relação gene e cromossomo, assim como o processo da divisão meiótica, anomalia da estrutura cromossômica, origens das mutações, recombinação gênica, doenças psicossomáticas, descontrole emocional, distúrbios de conduta e outros.

 

A disciplina de “Genética” é ministrada pela professora Helania e é um componente curricular ofertado nos cursos da área da Saúde, especialmente, na graduação de Psicologia e de Enfermagem. Segundo a docente, muitas vezes, a disciplina é considerada pelos estudantes como tendo um alto grau de dificuldade na sua complexidade devido, principalmente, a falta de informação e conhecimento sobre o assunto.

 

“Neste sentido, no intuito de facilitar e contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, efetuou-se uma proposta de roda de conversa de alguns temas relevantes para o estudo da Genética. Nessa disciplina busca-se introduzir seus princípios e aplicabilidade no cotidiano. Assim, esta atividade desenvolvida teve como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos universitários a partir de rodas de conversas. No decorrer das aulas planejadas, foram trabalhados assuntos diversificados”, afirmou a professora Helania.

 

Ainda de acordo com a docente da FAACZ buscou-se, também, estabelecer uma metodologia interativa, onde os estudantes pudessem dialogar entre si, trocar experiências, informações e juntamente com professor, enriquecer a aprendizagem.  

“Vale ressaltar que a disciplina de Genética foi abordada ao mesmo tempo nos cursos de Enfermagem e Psicologia de maneira que experiências específicas do curso de Psicologia eram compartilhadas no curso de Enfermagem e vice-versa, perfazendo através da articulação dos saberes o conhecimento de uma forma plural”, destacou Grippa. 

 

Segundo a professora Helania, através desta atividade verifica-se que a prática da roda de conversa ajuda o estudante a desenvolver a troca de experiências, a comunicação, a autonomia, o respeito a diversidade, ampliando o conhecimento de diferentes temas relacionados a “Genética”, dentre outras possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem.

 

“As rodas de conversas disponibilizadas pela professora Helania Mara, são de extrema importância, para o compartilhamento de conhecimentos entre os estudantes. Os alunos, em si, pesquisam sobre o tema passado, para que no dia da roda de conversa tenha a troca de informação. É uma forma didática, ao qual permite mais conhecimento, pois são informações pesquisadas por cada aluno, e muita das vezes informações que um ou outro estudante não saiba”, afirmou a universitária de Enfermagem, Isabela Nunes Moreira.

 

Para a aluna do 2º período de Psicologia, Bárbara Machado Rodrigues Leal, “a roda de conversa foi de extrema importância e crescimento para a turma. Fomos apresentados ao conceito do distúrbio mental da psicopatia e levados a um debate mais aprofundado sobre o tema e sua relação com a disciplina Genética, voltada para o curso de Enfermagem e Psicologia”, relatou.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 13/09/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste