Webconferência debate sobre “Estresse e Saúde Mental em Tempos de Pandemia”

Organizadores do evento durante a Webconferência com os alunos de graduação. Foto: Divulgação

 

Estudantes de Psicologia, Enfermagem e Pedagogia da FAACZ participaram no último dia 13 de uma webconferência, que teve como tema “Estresse e Saúde Mental em Tempos de Pandemia”. O objetivo do evento foi reunir professores, alunos e profissionais de saúde, em um encontro virtual, para dialogar sobre os impactos que o período de isolamento social pode provocar na saúde mental.

 

A webconferência foi aberta a todos que manifestaram interesse pela temática. Os trabalhos foram conduzidos pelos professores da FAACZ: Flávia Marchiori, Danielle Guss e Arismar Manéia. “Nosso objetivo com essa iniciativa foi promover um espaço para a escuta, a troca de saberes e construção de orientações de autocuidado à saúde mental durante o isolamento”, explicou Flávia que é psicóloga e mestre pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.

 

De acordo com a professora Flávia, “a maior parte das pessoas nunca viveu nada parecido com essa pandemia. Não temos muitas habilidades aprendidas para lidar com esta situação. Todos nós sentimos impactos em nossa saúde mental neste momento, isto é esperado em tempos como este, mas é muito importante construirmos repertórios para lidar com as mudanças que este tempo demanda e traçar caminhos para cuidar um do outro, mesmo isolados”, alertou.

 

Foram mais de duas horas de conversa, acolhimento e debates. A participação dos alunos e professores dos cursos de graduação da FAACZ foi bastante ativa o que foi comemorado pelos organizadores do evento. Durante a sua exposição o professor Arismar Manéia destacou que: “Nestes tempos de silêncios internos é muito importante não deixar que o vazio tome conta de nós e nos deixe com a sensação de impotência frente as demandas que surgem”.

 

Já a professora Danielle Guss ressaltou que: “É preciso reconhecer a dor, a angústia e o desamparo como partes deste processo e criarmos modos de afirmar a vida nos fortalecendo individual e coletivamente” e, citando Guimarães Rosa, Danielle destacou a necessidade de permanecermos de mãos dadas, mesmo que de forma virtual, nestes momentos. 

 

Paola Cometti Forechi Schmittel é aluna da FAACZ e falou o que achou do evento: “Somos testemunhas ocular de uma reviravolta no comportamento e emoções das pessoas, submetidas a padrões não convencionais, como o isolamento social. Como graduanda da Psicologia, esse encontro provocou o questionamento sobre como está a saúde mental dos sujeitos em tempos de pandemia, questão que corrobora muito em nossa formação profissional”.

 

A estudante de Psicologia concluiu dizendo: “o uso da tecnologia como ferramenta para o debate foi, até mais, eficaz que a tradicional palestra ou mesa-redonda presencial. Percebi que as pessoas estavam mais participativas. Agradecemos a FAACZ pela iniciativa e aguardamos outras discussões”, ressaltou.

 

Para Ada Sara Paiva Martins, aluna do curso de Enfermagem, “o bate-papo foi de extrema importância para todos visto que em tempos de pandemia o psicológico é grandemente afetado. Poder compartilhar medos, angústias e contar com a ajuda de profissionais capacitados foi de extrema ajuda, como profissional atuante na linha de frente contra o Covid-19 me auxiliou muito a lidar com o meu emocional”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste