Estudantes de Ciências Contábeis tiram dúvidas do contribuinte sobre o Imposto de Renda 2019

Foto: Divulgação

 

Os alunos do 1º Ciclo/Módulo IV (antigo 7º período) de Ciências Contábeis da FAACZ tiraram várias dúvidas dos contribuintes, moradores de Aracruz e cidades vizinhas, sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019, no último dia 23. O plantão de orientação aconteceu no Shopping Oriundi. O prazo para entrega do Imposto de Renda termina em 30 de abril.

 

Durante o atendimento foram esclarecidas dúvidas frequentes quanto: Obrigatoriedade em declarar, despesas dedutíveis, prazo de entrega, multa, imposto a restituir ou a pagar, modelos de tributação simplificada e completa, dentre outras situações. A declaração é obrigatória para contribuintes que receberam em 2018 rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70.

 

O atendimento dos alunos aos contribuintes foi gratuito e supervisionado pela professora Isabela Borges, que afirmou: “A atividade contribuiu para o crescimento profissional dos nossos alunos, permitindo que os mesmos coloquem a aprendizagem em prática. O contato com a comunidade amplia o leque de informação e traz experiências com fatos do dia a dia envolvendo diversas situações”.

 

Ainda segundo Isabela, “os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas de aposentados, universitários, autônomos, empresários, investidores e profissionais de diversos setores e mostraram como é importante fazer a declaração de Imposto de Renda e estar em dia com a prestação de contas junto à Receita Federal”.

 

Jordânia Velasco Alves, aluna de Ciências Contábeis, salientou que a maioria das pessoas têm dificuldades em declarar ganhos oriundos de outro tipo de renda, como: depósito judiciário, lucro de investimentos, etc. “Esse tipo de trabalho realizado pela faculdade é muito importante, pois aproxima os estudantes da sociedade e coloca em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula”.

 

Para Cristina de Deus Oliveira, moradora de Aracruz, o plantão de orientação dos alunos da FAACZ esclareceu várias dúvidas: “Esse atendimento deveria ser feito mais vezes, pois muitas pessoas ficam sem declarar o Imposto de Renda por falta de informação. Essa ação ajuda as pessoas a sanar as dúvidas de como preencher a declaração e quais informações devem ser inseridas, por exemplo. Esse trabalho contribui muito para a nossa sociedade”.

 

Segundo o aluno de Ciências Contábeis, João Batista Dias, a atividade realizada sobre o IRPF foi uma experiência sensacional e enriquecedora: “Com esse trabalho de apoio à sociedade tivemos a oportunidade de sanar muitas dúvidas dos contribuintes e, consequentemente, aprendemos ainda mais sobre o assunto. Agradeço a professora Isabela pelo apoio e à FAACZ pela oportunidade”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste