Aula prática de Fisiologia Cardiocirculatória aprimora o aprendizado de estudantes do curso de Enfermagem da FAACZ

Fotos: Divulgação

Os acadêmicos do 3º período, do curso de Enfermagem da FAACZ, participaram de uma aula prática, no último dia 28 de fevereiro, sobre “Fisiologia Cardiocirculatória”, ministrada pelo professor Alan Diniz Ferreira, na disciplina de Fisiologia. O objetivo da aula prática foi trazer para os universitários a Fisiologia por traz da Aferição de Pressão Arterial.

 

Na ocasião, os universitários de Enfermagem se organizaram em duplas, cada um recebeu um estetoscópio e um esfigmomanômetro para proceder com a aferição de pressão arterial um do outro. “Estamos estudando Fisiologia Cardiocirculatória, e esta prática correlaciona-se com esses sistemas, uma vez que a pressão arterial nada mais é que a força exercida pelo sangue contra a parede das artérias, por sua força elástica, sobre o sangue”, explicou Diniz.

Além disso, segundo o docente da FAACZ, os estudantes têm medo da disciplina de Fisiologia por ser um conteúdo difícil. “Contudo, ela é a base para tudo que os enfermeiros conhecem na prática clínica. É o fundamento, precisamos saber os mecanismos de funcionamento do organismo em equilíbrio para entender quaisquer desordens que este organismo possa ter, em decorrência de alteração endógena ou exógena”, explicou o prof. Alan.

 

De acordo com Diniz, aprender na prática é sempre mais prazeroso e o aluno fixa o conteúdo. Ele aprende e se torna protagonista, participando de forma ativa do seu processo de formação. “Com a aula prática de aferição de pressão arterial, conteúdo que ainda será explorado nas disciplinas Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem, mais adiante no curso, trouxe para a Fisiologia algo que está no dia a dia do profissional de Enfermagem”, afirmou Diniz.

Para realizar a atividade prática, os universitários seguiram algumas orientações dadas pelo prof. Alan. Primeiramente, conheceram o aparelho de pressão (esfigmomanômetro), e estetoscópio, identificando seus componentes. Em seguida, entenderam o que são os sons de Korotkoff (sons ouvidos durante a aferição da pressão arterial).

 

Logo depois, perceberam a importância de identificar algumas fases para a realização desse procedimento junto ao paciente. Na fase 1: surgimento dos primeiros sons (pequena intensidade e alta frequência); fase 2: sons suaves e prolongados. Podem ser inaudíveis (hiato auscultatório); fase 3: sons mais intensos e nítidos (hiato auscultatório); fase 4: sons de baixa intensidade e abafados (níveis de pressão da bolsa discretamente > pressão diastólica) e na fase 5: desaparecimento dos sons.

Por último, os universitários de Enfermagem aprenderam quais são os fatores que influenciam a pressão arterial, que são: Sobrecarga física e emocional; Fumo; Consumo de bebidas alcoólicas; Colocação inadequada do manguito; Emprego inadequado do estetoscópio; Local da medida da pressão arterial; Posicionamento do paciente e Método auscultatório.

 

Segundo a aluna Taynara Laporti Daltio, do curso de Enfermagem da FAACZ, “a aula foi excelente e muito interessante. Foi onde começamos a ter realmente um contato mais próximo com a Enfermagem. Esperamos por mais aulas práticas assim”, afirmou a universitária do 3º período.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 06/03/2023

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