Estudantes de Enfermagem da FAACZ participam do 1º Encontro do Programa Saúde na Escola (PSE) realizado em Aracruz

Fotos: Divulgação

Acompanhados pela preceptora e enfermeira Sheila da Penha Moraes Santos, os estudantes do 9º período, do curso de Enfermagem da FAACZ, participaram do 1º Encontro do Programa Saúde na Escola (PSE), realizado no dia 28 de fevereiro, no auditório do IFES, pela Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Assistência Social (SEMAS), Educação (SEMED) e Saúde (SEMSA).

 

Diretores escolares, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e conselheiros tutelares participaram do encontro e fizeram parte do Grupo Intersetorial Municipal (GTIM) do PSE. Na oportunidade, os acadêmicos de Enfermagem da FAACZ foram convidados a participar da construção e execução das ações intersetoriais.

 

Segundo a preceptora do curso de Enfermagem, o PSE foi instituído no Brasil em 2007 e atua em Aracruz desde 2009. “O Programa Saúde na Escola acontece de forma intersetorial e é realizado em rede envolvendo as áreas de Saúde, Educação e Assistência Social tendo como meta a ampliação da rede de proteção para a garantia da saúde integral de crianças e adolescentes. Este programa fortalece o vínculo desses setores junto à comunidade escolar do município de Aracruz”, explicou Sheila.

 

“Como estagiário de Enfermagem e servidor público atuante na Educação, vejo a grande importância do PSE dentro das escolas do município. O encontro proporcionado pela Prefeitura de Aracruz entre as secretárias municipais, garante o engajamento e manutenção do programa para melhora das condições dos serviços já ofertados”, relatou o estudante de Enfermagem da FAACZ, Matheus Simões Gomes.

Ainda de acordo com o universitário do 9º período: “Por meio desses recursos, as crianças e adolescentes conseguem garantir seu direito a Educação em Saúde, propondo a contribuição para a sua formação integral por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”, afirmou.

 

Para a psicóloga escolar da rede municipal de ensino de Aracruz, Macksoara dos Passos Rossmann, o Conselho Federal de Psicologia, orienta que o psicólogo escolar deve zelar por uma Educação Básica de qualidade em todos os níveis.

 

“Nesta direção, ações de fortalecimento de rede são fundamentais. O encontro proporcionado pela Prefeitura Municipal através do Programa Saúde nas Escolas, inovou ao acrescentar também as equipes da Assistência Social e estagiários de Enfermagem para compor o grupo de trabalho, pois a Educação é um campo muito complexo para ser vislumbrado apenas pela Pedagogia, Psicologia e Medicina”, ponderou Rossmann.

 

Além disso, segundo Macksoara: “Neste sentido, os estagiários têm muito a contribuir com seu saber/fazer no que tange um trabalho preventivo, promocional e emergencial voltado para a nossa comunidade escolar, além de estar capacitando melhor futuros profissionais com uma educação prática voltada para a realidade a qual podem vir a atuar no futuro, proporcionando, então, um acompanhamento do processo de escolarização mais efetivo”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 03/03/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste