Curso da FAACZ de Iniciação Profissional prepara alunos do Ensino Médio para o mercado de trabalho

Alunos do Ensino Médio participantes do curso de Iniciação Profissional. Foto: Divulgação.

 

Dezesseis alunos, concludentes do Ensino Médio, do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Monsenhor Guilherme Schmitz e da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Misael Pinto Netto, ambas de Aracruz, participaram nos meses de agosto e setembro do curso de Iniciação Profissional na Indústria, com carga horária total de 20 horas, realizado em parceria com as Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ).

 

O encerramento do curso aconteceu no último dia 21 no auditório da faculdade com a entrega de certificados aos estudantes da rede estadual de ensino. Também participaram do momento, familiares dos alunos; o coordenador pedagógico do Centro Estadual, Rogério Schwanz e os professores da FAACZ, Edivan Guidote Ribeiro e João Paulo Calixto da Silva, responsáveis pelo curso que faz parte de um Projeto de Extensão Universitária e os alunos da faculdade, Wendisney Neves de Engenharia Mecânica e Gabriela Souza de Logística.

 

Foram dois meses de intensos estudos, onde os estudantes do Ensino Médio receberam aulas teóricas e visitaram os laboratórios da FAACZ para demonstrações práticas sobre as indústrias de papel e celulose, metalmecânica, siderurgia e construção naval, além de conteúdos ligados ao empreendedorismo e gestão.

 

O formando em Engenharia Mecânica da FAACZ, Wendisney Rosalém Neves foi o instrutor dos conteúdos sobre as indústrias e as formandas em Administração, Camila Agner de Oliveira Fernandes e Daiane da Silva Ferreira, desenvolveram os temas de gestão. As alunas do curso de Logística, Célia Regina dos Santos e Gabriela Gomes Souza, se responsabilizaram pelo atendimento aos alunos, viabilização de salas e pela documentação geral.

 

Segundo os professores Edivan e Calixto, “o curso está dentro da política de extensão da FAACZ e tem como objetivo possibilitar aos alunos formandos no Ensino Médio acesso às informações sobre as diversas indústrias para que eles possam enxergar melhor as oportunidades e as possibilidades profissionais que existem em tais indústrias instaladas em Aracruz e no Espírito Santo”.

 

Conheça a opinião dos alunos do Ensino Médio

 

“A oportunidade que tive em fazer esse curso na FAACZ foi mais um grande passo em minha vida acadêmica. Aproveitei bastante e daqui para frente quero me aprofundar ainda mais na área da indústria. Por fim, quero dizer para outras pessoas que, não desistam de seus sonhos e objetivos, agarrem as oportunidades que irão aparecer. Saibam aproveitar cada momento. Tenho certeza que o retorno será somente de coisas boas”. Indianara Sales, aluna da escola Monsenhor Guilherme Schmitz.

 

“No curso adquirimos conhecimentos de todas as áreas industriais como, por exemplo, metalmecânica e naval, ensinadas pelo estudante de Engenharia Wendisney. Só tenho a agradecer a todas as pessoas que nos apoiaram e estiveram conosco durante o curso: a Célia, o Calixto, o Edivan e as meninas da Administração que nos instruíram em todas as etapas”. Nicolas Peroni, aluno da escola Misael Pinto Netto.

 

Texto: Alessandro Bitti      
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Nos dias 14 e 15 de outubro (segunda e terça-feira),
não haverá expediente na instituição.

Holler Box