Egresso da FAACZ é aprovado em Programa de Pós-graduação do IFES

Frederico se formou em 2017 na FAACZ em Engenharia Civil. Foto: Arquivo Pessoal

 

O egresso do curso de Engenharia Civil da FAACZ, Frederico Deambrozi Magris, foi aprovado no Programa de Pós-graduação Lato Sensu, em nível de especialização, em Engenharia de Infraestrutura Urbana do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Campus Vitória.

 

Todo o processo de seleção levou em conta a vida acadêmica e profissional do egresso, que foi avaliada através de comprovação de participação acadêmica em eventos como congressos, seminários, palestras, dentre outros e perguntas para avaliar a aptidão, interesse e certo domínio do ex-aluno da FAACZ com a área de Engenharia de Infraestrutura Urbana.

 

O egresso do curso de Engenharia Civil da FAACZ iniciará os estudos na Pós-graduação em fevereiro de 2021 e escolheu a área de Engenharia de Infraestrutura Urbana por perceber que é um nicho menos explorado por engenheiros civis, a maioria atua na Construção Civil.

 

Deambrozi falou o porquê da escolha do curso e suas expectativas com a especialização: “Infraestrutura Urbana é um ramo da Engenharia que sempre me chamou atenção durante a graduação. Escolhi esse ramo por me identificar com a área, na qual tenho contato desde 2013”.

 

Ainda de acordo com o egresso: “Escolher fazer essa especialização em específico reflete a expectativa de ter acesso a novos conhecimentos e técnicas de trabalho, aprimorando assim a atuação profissional, estabelecer contatos com profissionais da área e contribuir de fato para o desenvolvimento da sociedade atuando ativamente na área”, relatou. 

 

Frederico também falou sobre a importância dos ex-alunos da FAACZ continuarem seus estudos sejam em especializações, mestrado ou doutorado. Penso que, de fato, a educação pode mudar a vida das pessoas. Fui aluno da Educação Básica no CEA e me graduei em 2017 na FAACZ em Engenharia Civil, tendo estágio internacional em Berlim, na Alemanha em 2015/2016, experiência proporcionada graças à parceria da FAACZ com a ABIPE/IAESTE”.

 

O egresso afirmou ainda a qualidade de ensino oferecido pela FAACZ e o apoio que a faculdade tem de sua mantenedora a FSJB (Fundação São João Batista):  “A FSJB participa da vida do aracruzense há várias décadas e ter ex-alunos interessados em realizar cursos de pós-graduação, seja Lato ou Stricto Sensu, no país ou no exterior é o reflexo de todo trabalho feito por professores e funcionários da FAACZ”, disse. 

 

Deambrozi falou ainda sobre as suas expectativas com o futuro: “Além de colher os conhecimentos e experiências passados pelos professores e colegas de classe, a minha expectativa é que, ao passar por essa experiência, eu consiga abrir portas para a minha carreira profissional. Estou finalizando agora em janeiro de 2021 a pós-graduação em BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto”, relatou.

 

“Após finalizar a especialização em Engenharia de Infraestrutura Urbana, minha expectativa maior é justamente fazer parte e vivenciar uma Engenharia cada vez mais moderna, com profissionais que atuam com amor ao ofício em Aracruz e região, buscando cada vez mais conhecimento técnico para entregar um produto de maior qualidade para a sociedade”, afirmou o ex-aluno da FAACZ. 

 

Frederico finalizou dizendo como a passagem pela FAACZ contribuiu em sua vida profissional e acadêmica: “Durante minha formação teórica, nas Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), pude adquirir um amplo conhecimento em Engenharia. Foram diversas visitas técnicas organizadas pelos docentes, junto com empresas da região e o CREA-ES, por exemplo”.

 

Ainda de acordo com o egresso: “Profissionalmente posso destacar a minha passagem pela Secretaria de Obras e Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Aracruz, na Serpenge Engenharia e o estágio no exterior no Instituto Federal de Testes e Pesquisas de Materiais de Berlim (BAM), na Alemanha”.

 

“Sem dúvida a FAACZ teve um papel muito importante na minha formação como aluno e cidadão e é extremamente gratificante reconhecer todo esse trabalho e dedicação dos docentes ao longo da minha formação”, afirmou Frederico que concluiu a graduação em Engenharia Civil na FAACZ em 2017.  

 

Pós-graduação em Engenharia de Infraestrutura Urbana 

 

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Infraestrutura Urbana tem por objetivo complementar a capacitação de profissionais da área de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, por meio de conhecimento técnico e científico para atuarem em diferentes setores relacionados à infraestrutura e dinâmica das cidades.

 

Um engenheiro desse ramo tem como principal atributo integrar, no espaço urbano, fatores como Habitação, Transporte, Infraestrutura Viária, Saneamento, uso do Solo e Meio Ambiente para que órgãos públicos sejam capazes de tomar decisão e implementar projetos.

 

Além disso, a área de atuação se amplifica no meio acadêmico, já que a grade curricular das graduações de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo têm disciplinas correlatas com a área de atuação da especialização de Engenharia de Infraestrutura Urbana.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste