Estudantes do 1º período de Engenharia Mecânica têm aula especial no espaço Maker

Fotos: Divulgação

Os estudantes do 1º período do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ participaram de uma aula especial no espaço Maker, no último dia 17. Na ocasião, a aluna do 10º período do curso de Engenharia Mecânica, Eulalya Perini, apresentou uma pesquisa que vem desenvolvendo, desde setembro de 2021, sobre as possibilidades de utilização do Metaverso na Engenharia.

 

Durante a aula especial, Eulalya apresentou um ambiente virtual que simula um laboratório de pneumática. Com a utilização de óculos 3D e controles especiais, os universitários do 1º período puderam interagir com o ambiente virtual e realizar experimentos. O trabalho de Eulalya tem como tema “O uso da realidade virtual no teste de bancada pneumática em Engenharia Mecânica” e está sendo orientado pelo professor Daniel Tasaico.

 

Segundo a universitária do 10ª período de Engenharia Mecânica da FAACZ, o processo de transformação digital, inicia-se desde à base, por isso, o seu principal objetivo é estimular os acadêmicos a serem protagonistas nessa transformação e a terem clareza de até onde podem ir.

 

“Compartilhar um pouco do meu projeto com os alunos do 1º período da turma de Engenharia Mecânica, cumpre a entrega de valor e começa a moldar o mindset dos estudantes iniciantes, para que então consigam visualizar e se encantar com as diversas possibilidades que serão proporcionadas por esse processo e ferramentas potencializadoras, como a Realidade Virtual e Metaverso”, destacou Eulalya.

Ainda de acordo com a universitária do 10º período, o objetivo geral do seu trabalho é aplicar a realidade virtual em laboratórios tecnológicos promovendo teste de bancada pneumática na FAACZ. 

 

“O principal conceito do Metaverso é aonde a realidade física e virtual associam-se. Na abordagem de Engenharia é uma ferramenta de alta tecnologia a qual irá auxiliar o engenheiro (a) na tomada de decisão, simulando acontecimentos reais e potenciais falhas em um projeto, assim como, possibilitando a visualização e interações de um protótipo antes mesmo de ser construído fisicamente”, explicou Eulalya.

 

A universitária finalizou dizendo: “Já em uma visão acadêmica, possibilitará o estudante ter o acesso e interagir com as máquinas e tecnologias mais recentes disponibilizadas no mercado. O estudante terá a oportunidade diante uma avaliação acadêmica de desenvolver sua análise crítica, simulando as opções das questões referidas em situações práticas e simuladas em realidade virtual, proposta pelo professor. Assim como, ter experiências acadêmicas imersivas, como, congressos, visitas técnicas, ambientes de outras universidades, etc”.  

 

O estudante do 1º período Calebe Campos Lima, relatou: “A experiência que tivemos com a realidade virtual disponibilizada pela FAACZ foi incrível. É muito real, superou expectativas. Nunca tive esse contato antes. Me senti em um mundo paralelo e bem funcional. Vimos uma bancada pneumática dentro da realidade virtual e pudemos interagir com ela, vendo mudanças e propriedades físicas”.

Além disso, segundo Calebe: “Tenho certeza que isso será cada vez mais ampliada e usada em um futuro muito próximo. Em alguns lugares já está sendo usada. Com o avanço da tecnologia, o nível do mercado de trabalho também aumentará e a FAACZ está se preocupando com isso. Nós, alunos, estamos tendo contato com tecnologia de ponta e teremos intimidade com essa nova realidade”.

 

“Nunca havia utilizado a tecnologia do Metaverso em nenhuma outra ocasião, mas, já conhecia a mesma, apenas por vídeos e por outras pessoas. Sempre que observava vídeos de pessoas utilizando essa realidade aumentada, pensava que tudo não se parecia muito real. Quando coloquei aqueles óculos, foi algo totalmente diferente do que esperava. Quando você entra naquele mundo, é como se você realmente estivesse em outro mundo. A sensação de conseguir visualizar essa realidade, como se ela estivesse na minha frente, mesmo que ela não esteja lá de verdade, é incrível”, afirmou o aluno do 1º período Diogo Braido Porto.

 

Ainda de acordo com Diogo: “Nesse dia, consegui visualizar o funcionamento de uma bancada pneumática, através da explicação de um avatar, visualizando o acionamento dos atuadores, isso foi muito impressionante, já que não foi necessário um circuito que realmente existisse na vida real. Isso abre uma porta de possiblidades infinita. Me surpreendo com o potencial que a tecnologia pode nos oferecer cada dia mais, e estou muito ansioso para o que o futuro nos aguarda”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

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