FAACZ: Egressa de Engenharia Química concluí doutorado em Universidade Federal

Vanessa Dal-Bó concluiu o curso de Engenharia Química na FAACZ em 2013. Foi bolsista pelo Programa Nossa Bolsa, atuou como monitora e participou do Programa de Iniciação Científica (IC) da FAACZ. O trabalho que desenvolveu durante a graduação foi apresentado em alguns eventos acadêmicos e conquistou o 2º Lugar na Mostra de IC do XVII Congresso Regional dos Estudantes de Engenharia Química, realizado na Universidade Federal Fluminense, Niterói – RJ.

 

A partir do 6° período da graduação, Vanessa iniciou um trabalho na área acadêmica como professora, em designação temporária, na disciplina de Matemática para alunos do Ensino Médio. Após concluir a graduação começou a ministrar aulas de Química.

 

Em 2014, iniciou o mestrado em Energia na Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Vinculada ao MEC, a Capes é responsável pela regulação e fomento da pós-graduação no Brasil.

 

No mestrado, Vanessa foi integrante de bancas examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), participou na coorientação de alunos de IC e fez parte da organização do livro “Aplicações da Engenharia de Processos em Sistemas de Energia” publicado em 2016. No ano seguinte (2017), ingressou no doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Vanessa Dal-Bó é ex-aluna da FAACZ e concluiu o doutorado em Engenharia Química este ano. Foto: Arquivo Pessoal

Durante o doutorado, participou da comissão organizadora do Simpósio Comemorativo dos 40 anos da área de pesquisas em Sistemas Particulados do DEQ/UFSCar, realizado em 2019. No ano seguinte (2020), concomitante ao doutorado, Vanessa fez parte da equipe organizadora do livro “Síntese de Projetos em Energia e Sustentabilidade”, publicado pela editora CRV nos idiomas Português e Espanhol, nas versões digital e impresso.

 

O livro foi realizado por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Vanessa concluiu o doutorado em Engenharia Química este ano (2021), linha de pesquisa “Sistemas Particulados”, área de concentração “Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Químicos”.

 

Vanessa falou sobre os seus planos para o futuro após a conclusão do doutorado: “Acredito que o doutorado irá proporcionar um aumento de oportunidades profissionais, além de direcionar melhor a área em que pretendo atuar. Com a finalização do doutorado, almejo retribuir para a sociedade parte do investimento com a minha formação. Uma área de grande interesse seria a área Agrícola, visto que no estado do Espírito Santo, principalmente na região norte, a agricultura possui fundamental importância, sendo responsável por uma boa parcela do PIB estadual”, afirmou.

 

De acordo com a ex-aluna da FAACZ e agora doutora em Engenharia Química, “o manejo e conservação do solo influenciam positivamente no desempenho da agricultura e preservação do meio ambiente. Assim, buscar métodos de incentivo para a realização de análises de solo tornam-se de grande interesse”, explicou.

 

Para Vanessa a escolha, tanto do mestrado, quanto do doutorado, foi baseada na linha de pesquisa de seu interesse. “Com a finalização do doutorado pretendo buscar um concurso público, entretanto, o cenário nacional mudou muito. Assim, ter o próprio negócio se tornou realidade, consequentemente, atingir um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Além disso, espero um maior favorecimento nas oportunidades profissionais disponíveis, principalmente, na área acadêmica e de pesquisa”, ressaltou.

 

“A FAACZ contribuiu na minha formação acadêmica por meio de palestras, seminários motivacionais, incentivos a área de pesquisa, participação em eventos científicos e/ou visitas técnicas. Além disso, pude conhecer durante a graduação a realidade, de forma ampla, do engenheiro químico, tanto na área industrial quanto acadêmica”, disse Vanessa afirmando que é gratificante saber que a FAACZ influencia positivamente na carreira e nas conquistas de cada egresso.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Holler Box