FAACZ: Saúde mental e escolhas profissionais são temas de conversa com alunos do Ensino Médio

Fotos: Divulgação

Dando continuidade ao Projeto “Cidadão contra violências nas escolas”, os estudantes dos cursos de Psicologia e de Enfermagem da FAACZ conversaram, no último dia 27, com os alunos da 3ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti sobre saúde mental e escolhas profissionais. O projeto vem sendo supervisionado pelo Comitê de Extensão da FAACZ.

 

O professor Arismar Manéia, que também é presidente do Comitê de Extensão, estruturou o projeto junto com os universitários, que estão colocando-o em prática e afirmou que mais do que nunca se tornou fundamental refletir sobre os nossos comportamentos, a construção de novos valores individuais e sociais para vivermos em sociedade. 

 

“A escola é o lugar onde as crianças e jovens têm acesso formal a diferentes áreas do conhecimento. Geralmente, quando o estudante chega, no último ano, do Ensino Médio há algumas dúvidas, por exemplo, sobre qual carreira seguir e qual profissão abraçar. Daí a importância dos alunos da FAACZ, falaram como foi esse momento de escolha dos cursos para eles, quais os sentimentos que tinham nesse período da vida escolar”, pontou Manéia.

 

“Sem contar que, não podemos nos esquecer, os últimos dois anos, que vivemos num processo de pandemia, ocasionado pela Covid-19, que ainda não finalizou. Além disso, temos muito trabalho a ser feito. Afinal, as pessoas ficaram emocionalmente abaladas nos anos de 2020 e 2021. Por isso, os estudantes de Psicologia e Enfermagem da FAACZ abordaram o tema saúde mental com os alunos do Ensino Médio. Como fazer boas escolhas profissionais se você está, de certa forma, desestruturado emocionalmente”, alertou o presidente do Comitê de Extensão da FAACZ.

Para a professora de Biologia, da escola Primo Bitti, Jéssica dos Santos Conceição Perini, o bate-papo realizado pelos alunos de Psicologia e Enfermagem sobre saúde mental foi de muita valia.

 

“Os temas abordados foram extremamente pertinentes, pois temos muitos jovens e adolescentes com problemas ligados a mente, trazendo prejuízo físico ao corpo. Foi importante levar a informação aos estudantes, de que há profissionais que podem ajudar. Agradeço a oportunidade de receber essas valiosas informações”, destacou Jéssica.

 

Segundo Marlene Fernandes Madeira Barcelos, pedagoga do Ensino Médio, da escola Primo Bitti, principalmente, após o período de pandemia: “Temos vivenciando inúmeros casos de problemas relacionados a mente humana, que tem afetado também ao físico. Recebemos os alunos de Psicologia e Enfermagem que nos trouxeram uma roda de conversa com temáticas pertinentes e relevantes para nossos jovens e adolescentes. Parabéns e gratidão aos envolvidos nessa atividade”, afirmou a pedagoga da escola Primo Bitti.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 31/10/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste