Inclusão Social: Universitários da FAACZ que participam do Comitê de Extensão debatem sobre TEA 

Durante o mês de abril, universitários dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Direito da FAACZ participaram de uma live sobre Inclusão Social, com foco no Autismo, Direito e Cidadania, com a professora da rede municipal de ensino de Aracruz, Eliete Gonçalves Santiago Lima, especializada em baixa visão e cegueira.

 

Foto: Divulgação

Na ocasião, Eliete afirmou que discutir sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito acadêmico é de fundamental importância para a nossa sociedade. “Precisamos, ainda nos bancos universitários, preparar os novos profissionais que chegam ao mercado de trabalho, para a realidade que temos em nossa sociedade, de pessoas que possuem algum tipo de transtorno, como por exemplo, autismo”, disse.

 

Ainda de acordo com Lima: “A proposta desta atividade como sendo parte da Extensão da FAACZ é uma vivência rica para a prática cidadã, de seus alunos, à diversidade e a sociedade como um todo”, ressaltou a professora da rede pública de Aracruz. Eliete faz parte da equipe de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da EMEF “Luíza Silvina Jardim Rebuzzi”.

 

O momento com a professora Eliete foi organizado pelo professor Arismar Manéia, que também é presidente do Comitê de Extensão da FAACZ.  “A ação é parte essencial de uma Extensão ativa e viva das Faculdades Integradas de Aracruz. O nosso foco com essa atividade foi refletir com os universitários sobre o respeito ao próximo, que por questão de cidadania pessoas que possuem TEA devem se sentir socialmente inseridos”.

 

Segundo Manéia, “a Extensão é viva quando a comunicação que se estabelece entre universidade e sociedade, visando à produção de conhecimentos e à interlocução das atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa, através de processos ativos de formação contribuem para o crescimento de todos”.

 

O presidente do Comitê de Extensão da FAACZ finalizou dizendo que: “A Extensão é um processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre estudantes universitários e a comunidade, um dos eixos de Extensão na FAACZ é a Inclusão. Esse eixo é muito rico quando fazemos dele um grito em busca da transformação social”, salientou. 

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste