Intercambista apresenta pesquisa científica na FAACZ: Uma jornada de conhecimento e intercâmbio cultural

Fotos: Keren Hapuc

Em uma atmosfera de celebração acadêmica, a FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) recebeu, no último dia 11 de dezembro, a apresentação do trabalho científico desenvolvido pelo aluno Alhafis Ali Ahamat. Originário da República da África Central e atualmente residente na Arábia Saudita, Ahamat conquistou seu espaço na comunidade acadêmica da FAACZ ao realizar um estágio internacional no Brasil.

 

Formado em Engenharia Civil e Matemática, Ahamat chegou ao país em 18 de julho deste ano para um ciclo de estágio que se encerrou em 15 de dezembro de 2023, data em que retornou ao seu país de origem. Seu trabalho, intitulado “Análise comparativa do dimensionamento de vigas entre o EUROCODE e a NBR 6118”, foi orientado pelo professor da FAACZ Hipólito José da Silva Gonçalves Meira, também formado em Engenharia Civil.

Durante a apresentação, Ahamat compartilhou os resultados de seu estudo, destacando as diferenças e semelhanças nos métodos de dimensionamento de vigas utilizados pelos dois códigos, atraindo a atenção de universitários e docentes. A apresentação ocorreu no mini auditório da faculdade e contou com a presença de diversas autoridades da FAACZ, incluindo a diretora acadêmica, professora Adriana Recla Sarcinelli, os coordenadores dos cursos de Engenharia (Civil, de Produção, Mecânica e Química) e Direito, professores Harerton Dourado e Horácio Ferreira, respectivamente.

 

Além desses, diversos outros docentes estiveram presentes. O coordenador do Programa de Estágio Internacional da FAACZ, professor Jussélio Rodrigues Ribeiro, também prestigiou a apresentação, destacando o pioneirismo da instituição em proporcionar oportunidades de intercâmbio aos alunos.

Durante sua apresentação, Ahamat expressou sua gratidão ao professor Hipólito pela inestimável assistência e orientação durante toda a pesquisa e estudo feito, ao IAESTE Brasil pela assistência prestada, e ao professor Jussélio pelo incentivo e apoio. O intercambista também agradeceu a todos os funcionários da FAACZ e à família que o acolheu no Brasil. Em especial, dirigiu seus agradecimentos à sua mãe Edna e suas irmãs Karoline, Deise, Paola e Sofia pelo apoio ao longo do Programa de Estágio Internacional.

 

O professor Jussélio Ribeiro, coordenador do programa, enfatizou o desafio logístico e legal envolvido na recepção de alunos internacionais na FAACZ, desde a aceitação da vaga pelo IAESTE até o retorno do intercambista ao seu país de origem, passando por sua interação com os universitários da instituição e sua apresentação para a direção da FAACZ, assim como para a presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Cabral. A Fundação é mantenedora legal da faculdade.

“Temos que ressaltar a importância de termos essa experiência internacional, pois essa diversidade é muito bem valorizada tanto no ambiente acadêmico quanto no ambiente profissional. Além disso, a FAACZ com aval de sua mantenedora oferece uma bolsa, cujo objetivo é cobrir gastos pessoais do intercambista”, destacou o coordenador do Programa de Estágio Internacional da faculdade.

 

Em seu depoimento, o professor Hipólito enfatizou a experiência enriquecedora de trabalhar com Ahamat, não apenas no desenvolvimento técnico da pesquisa, mas também na troca cultural. Ele elogiou a apresentação final de Ahamat, que não apenas demonstrou os resultados da pesquisa, mas também compartilhou aspectos de sua cultura e país de origem.

“Minha experiência com o Ahamat foi bem interessante e construtiva. Além de poder desenvolver o trabalho técnico de pesquisa, pude enriquecer meu conhecimento cultural, uma vez que tomei conhecimento de uma cultura diferente com seus costumes e características. Ahamat fez uma bela apresentação de trabalho final, demonstrando o seu país e sua cultura, bem como os resultados da pesquisa desenvolvida por nós. Ele é bastante técnico e desenvolveu bem o trabalho e a apresentação”, afirmou o professor Hipólito, responsável por orientar o intercambista em seu trabalho de pesquisa na FAACZ.

 

Finalizando as contribuições, Karolaine da Silva Gonçalves, aluna do 2º período do curso de Direito da FAACZ e anfitriã de Ahamat, compartilhou sua experiência positiva ao acolher o intercambista em sua casa. Ela ressaltou a oportunidade de aprender com alguém de cultura e crenças diferentes, destacando a generosidade e simpatia de Ahamat.

“Ter o Ahamat em minha casa foi uma ótima experiência. Uma pessoa de cultura e crenças diferentes e principalmente de uma língua diferente. Apesar de todas essas diferenças nós nos entendemos muito bem.  Ele é uma ótima pessoa, educado, simpático, gentil, generoso, sempre preocupado com o próximo. No início, me senti apreensiva em relação a hospedar uma pessoa, até então, desconhecida, mas, aceitei a experiência e não me arrependo de ter conhecido o Ahamat”, compartilhou Karolaine.

 

“Profissionalmente, acredito que isso me ensina que devemos dar chance a algo novo que nos aparece, mesmo que estejamos apreensivos ou pensativos se irá dar certo ou não, e devemos dar o nosso melhor quando aceitarmos a oportunidade, o final pode ser surpreendente”, concluiu a universitária do curso de Direito da FAACZ.

Essa experiência de intercâmbio não apenas enriquece o ambiente acadêmico da FAACZ, mas também destaca a importância da diversidade cultural e a troca de conhecimento entre estudantes de diferentes partes do mundo. A FAACZ continua a trilhar o caminho do internacionalismo, promovendo oportunidades únicas para seus alunos e fortalecendo laços globais.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 19/12/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste