Professores e universitários da FAACZ lotam auditório para debaterem sobre questões ambientais

Fotos: Karina Cometti

“Essa noite é muito importante para todos da FAACZ. A nossa instituição sempre debateu o tema do Meio Ambiente. Por isso, não poderíamos deixar esse dia (05/06), sem discutir questões de sustentabilidade, políticas, para que a gente avance, principalmente, no campo acadêmico com questões que vão fazer e fazem a diferença no mundo profissional, que vocês estão ou serão inseridos”, disse a diretora acadêmica, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, na abertura do evento realizado pelo curso de Direito, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho.

 

“Independentemente do curso de graduação que vocês, universitários da FAACZ, estejam cursando, a questão do Meio Ambiente faz ponte, também, com a nossa missão institucional, enquanto Instituição de Ensino Superior, que é: Promover uma educação superior de qualidade para a formação de profissionais éticos, com competência científica e técnica, comprometidos com o Meio Ambiente”, afirmou a diretora acadêmica da FAACZ.

O evento intitulado “Diálogo sobre Meio Ambiente” aconteceu no auditório da faculdade e contou com a participação de professores universitários e de acadêmicos, de diferentes períodos, dos vários cursos de graduação da FAACZ. Para que os participantes do evento entrassem no clima ecológico, ficou a cargo do estudante do 9º período do curso de Direito, Paulo Francisco da Cruz, o repertório musical, com sucessos da MPB, incluindo a música “Xote Ecológico”. O coordenador do curso de Direito, prof. Horácio Aguilar, também, esteve presente e evidenciou a importância do debate.

“Quero agradecer, primeiramente, ao professor Wagner e aos alunos do curso de Direito que organizaram esse momento, com nomes de peso, para discutirmos um tema tão importante que é o Meio Ambiente. Espero que todos aproveitem muito esse momento e absorvam o máximo de conhecimento e informação que puderem dos nossos ilustres convidados”, destacou o coordenador do curso de Direito da FAACZ.

Para discutir questões relacionadas ao Meio Ambiente, abordando temáticas ambientais que vão além dos acontecimentos mais recentes, foram convidados: o secretário de Meio Ambiente, da Prefeitura de Aracruz, Aladim Fernando Cerqueira; o deputado estadual, Alcântaro Filho; o representante do Movimento Empresarial de Aracruz e Região (AMEAR), Bruno Carlesso e o secretário de Obras, da Prefeitura de Colatina, João Paulo Calixto da Silva.

O professor do curso de Direito da FAACZ, Wagner Carmo, foi o mediador do bate-papo, que teve como objetivo conversar sobre temas transversais relacionados com o Meio Ambiente, o Direito Ambiental e o crescimento socioeconômico da região. O evento faz parte das atividades práticas da disciplina “Direito Ambiental”, ministrada pelo professor Wagner Carmo, no 9º período do curso de Direito.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, da Prefeitura de Aracruz, Aladim Fernando Cerqueira, a questão ambiental é muito discutida pelas pessoas, de forma genérica, com base em conceitos amplamente divulgados.

 

“Acredito que o maior desafio que temos é perceber o nosso papel dentro da sociedade. Hoje, por exemplo, vivenciamos um grande problema com o lixo, que é descartado por nossa sociedade, principalmente, devido ao grande número de produtos que são produzidos e, consequentemente, descartáveis. Infelizmente, muitos de nós, brasileiros, realizamos o descarte de forma indevida no Meio Ambiente”, alertou Cerqueira.

Em seguida, o representante do Movimento Empresarial de Aracruz e Região (AMEAR), entrou no debate e afirmou: “Os empreendimentos, quaisquer que sejam, participam na adoção de políticas sobre Meio Ambiente. Os critérios de ASG são cada vez mais importantes na tomada de decisões de uma empresa. Esses critérios avaliam como as organizações lidam com os assuntos ambientais, sociais e de governança corporativa, com uma lógica de integração das coisas”.

 

“Isso faz com que, essa empresa olhe para o ASG e entenda que, ela, tem um papel estruturante no aspecto do Meio Ambiente, Social e com a sua própria Governança. Afinal, as empresas que querem se inserir dentro dessa cadeia global têm que ter metas para perpetuar os próprios negócios”, pontuou Bruno Carlesso.

Logo depois, o deputado estadual, Alcântaro Filho falou sobre alguns momentos difíceis que o estado do Espírito Santo e, consequentemente, o município de Aracruz (ES) já vivenciaram como, por exemplo, a falta de recursos hídricos.

“Apesar de termos uma legislação ambiental relativamente avançada, em alguns aspectos, frente à que encontramos em outros países. Ela, contudo, na prática tem sido pouco eficaz. Esse para mim está sendo um grande desafio. Uma realidade que temos com relação ao tema “Meio Ambiente”, é que ele não tem o protagonismo que merece”, destacou Alcântaro.

 

O deputado estadual finalizou dizendo: “Tanto o poder público, quanto a sociedade em geral, ainda discutem pouco sobre essa temática, em comparação à necessidade que esse tema requer. O nosso grande desafio, está em fomentar esse debate em vários momentos e não somente em um período específico do ano, como no dia de hoje (05/06), para que possamos criar essa consciência”.

Durante a sua explanação, o secretário de Obras, da Prefeitura de Colatina, João Paulo Calixto da Silva, afirmou que sempre olhamos para as questões ambientais como sendo isoladas, mas estão diretamente ligadas às questões sociais e de qualidade de vida das pessoas.

 

“Falar sobre Meio ambiente não é só uma responsabilidade do outro, mas de todos os entes da federação. Infelizmente, tem algumas questões que não conseguimos resolver como poder público. Se todos que estão aqui, nesse auditório, resolverem jogar o lixo na rua, ao mesmo tempo, o poder público não tem condições de atender essa demanda, se não tiver ordem social, se não tiver educação, se não tiver cultura”, pontuou Calixto.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 19/06/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste