Setembro Amarelo: Universitários da FAACZ se unem e fazem mobilização à prevenção do suicídio

 

No Brasil, desde 2015, o mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio, transtorno que vem atingindo várias classes sociais em diferentes sociedades espalhadas pelo mundo. Para chamar a atenção da comunidade universitária e da sociedade de Aracruz sobre esse tema estudantes dos cursos de Psicologia e Enfermagem da FAACZ irão promover até o final deste mês várias ações de sensibilização.

 

A atividade tem o apoio do Comitê de Extensão e do Núcleo de Orientação e Apoio Psicopedagógico (NOAPS) da faculdade. Dentre as atividades, a serem realizadas, acontecem ações de distribuição de folder (digital) informativo, fitas amarelas (símbolo da campanha), projeção em telão no pátio principal da faculdade sobre a campanha “Setembro Amarelo”, mobilizando e conscientizando a comunidade acadêmica, dentre outras ações.

 

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo. Essa também é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos e cerca de 79% dos suicídios ocorrem em países de baixa e média renda.

 

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, prof.ª Karina Fonseca, o suicídio atualmente é um problema de saúde pública, sendo ainda um tabu em nossa sociedade. Além disso, a saúde mental tornou-se uma prioridade global à medida que as implicações psicossociais do distanciamento social, quarentenas e outras restrições se tornam claras. 

 

“O tabu e o silêncio são barreiras a serem quebradas. E aí entra a necessidade de comunicação, processo vital nesse processo de prevenção. Muitos simplesmente não tocam no assunto, como se ignorar fosse o caminho para deixar pessoas morrerem em várias partes do planeta. Por isso, é necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está a sua volta. Principalmente, agora, no momento de pandemia e isolamento social que vivemos”, alertou Fonseca.

 

No Espírito Santo, o Centro de Valorização da Vida (CVV) atende os chamados de quem precisa de ajuda pelo número 188. Também há o site da instituição, onde podem ser encontrados outros canais, vídeos informativos, depoimentos e demais informações pertinentes. Com informações da Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio (AIPS) e da OPAS/OMS.

 

Setembro Amarelo

 

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e tem seu dia central de sensibilização em 10 de setembro. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

 

Todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito ou outra ação já despertam atenção e contribuem para a conscientização.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste