Universitários da FAACZ participam de ação social desenvolvida por escoteiros em escola de Aracruz

Em uma manhã inteira de atividades educativas, os estudantes da escola Ezequiel Fraga Rocha, no bairro Bela Vista, em Aracruz tiveram a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e jovens do 25º Grupo Escoteiro Jequitibá. As atividades tiveram apoio de pais e dos universitários da FAACZ dos cursos de Pedagogia e Enfermagem, por meio de parceria entre o Comitê de Extensão da faculdade e o grupo de escoteiros. 

 

Por meio da vasta experiência com atividades educativas de forma lúdica, alegre e atraente, o 25º Grupo Escoteiro Jequitibá realizou a 6ª edição do EducAÇÃO ESCOTEIRA um conjunto de ações que colocaram os estudantes da escola da rede municipal de ensino de Aracruz em contato com o que é proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Foto: Divulgação

Segundo o professor Arismar Manéia, presidente do Comitê de extensão da FAACZ, o evento realizado, pelos escoteiros de Aracruz e de todo o país, pode ser compreendido como oportunidade de desenvolvimento de atividades de apoio à aprendizagem, de experimentação e pesquisa, principalmente na preservação do meio ambiente e promoção da saúde”, afirmou.

 

Dentre os temas da BNCC as atividades desenvolvidas abordaram: O uso do triângulo retângulo para o hasteamento da bandeira nacional; a construção de uma bússola com agulha de costura; uma folha de árvore e água para localização dos pontos cardeais; a letra do Hino Nacional; disputa em equipes com cálculo mental (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); memória visual na observação de diversos objetos.

 

Também foram abordados: a construção de polígonos usando elástico e tendo como vértices os elementos da equipe; a corrida dois em um; coordenação motora; trabalho em equipe liderança e socialização; estimativa de massa (peso); grandes guerras, observação de mapas e suas diferenças geográficas após a guerra; código Morse, vivência com uma forma de comunicar diferente, evidenciando trabalho em equipe e atenção visual.

 

“Obrigada a todos que participaram deste evento. Agradecemos especialmente aos alunos dos cursos de Pedagogia e Enfermagem da FAACZ por aceitarem o desafio do voluntariado, dedicando parte do seu tempo, se engajando em uma causa social, contribuindo com suas habilidades e assim, proporcionando trocas de experiências e conhecimentos”, disse a pedagoga e diretora de métodos educativos, do 25º Grupo de Escoteiro Jequitibá de Aracruz, Angela Luiza Pizetta Altoé Domene.

 

Ainda de acordo com Altoé: “Foi uma excelente oportunidade para alunos da escola Ezequiel Fraga Rocha aprenderem conceitos cotidianos através do Método Escoteiro. E, para os membros do movimento, que interagiram com esses alunos, foi um momento de fazer o bem, compartilhar conhecimento e ampliar a relação com jovens, formando uma cadeia de aprendizagem e valores morais”.

 

EducAÇÃO ESCOTEIRA

 

O EducAÇÃO ESCOTEIRA é um projeto dos Escoteiros do Brasil que é realizado anualmente, sempre no mês de maio, executado dentro de espaços de instituições de ensino, oferecendo aos estudantes a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e jovens do Movimento Escoteiro em atividades de alto valor educativo. É uma grande “ação educativa escoteira”. Deste modo, trata-se de uma atividade conjunta de escoteiros e estudantes, cujo conteúdo educativo irá impactar positivamente a todos.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste