Universitários da FAACZ realizam palestras e rodas de conversa sobre prevenção ao suicídio

Fotos: Divulgação

O mês de Setembro acabou, mas o “Setembro Amarelo” deve continuar é o que afirma a professora do curso de Psicologia da FAACZ e psicóloga, Marta Rossoni, que vem orientando alunos do 8º período do curso de Psicologia na realização de palestras, seguida de rodas de conversa, sobre “Prevenção ao Suicídio” para estudantes do Ensino Médio. Recentemente, os universitários realizaram a atividade na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Caboclo Bernardo, em Barra do Riacho, distrito de Aracruz.

 

Segundo a psicóloga o suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo. “Desde março de 2020 até o presente momento, temos presenciado os impactos da pandemia no agravamento da saúde mental. Todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama”, pontuou a docente da FAACZ.

 

De acordo com Marta, a pandemia intensificou quadros de ansiedade e depressão, assim como sobrecarga e estresse pelo acúmulo de tarefas nos casos em que se sobrepuseram atividades domiciliares de trabalho e estudos. Também gerou um clima de incerteza e insegurança diante de um contexto desconhecido, além do luto pelas perdas reais ou de expectativas não realizadas, apontando inclusive para um aumento das tentativas de suicídio frente a um cenário pandêmico.

O “Setembro Amarelo” é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio que se iniciou em 2014. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o “Setembro Amarelo” é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é melhor escolha!”.

 

Durante todo o mês de setembro e até o fim do ano letivo de 2022, os universitários de Psicologia da FAACZ irão realizar palestras e rodas de conversa sobre a prevenção ao suicídio em escolas municipais e estaduais de Aracruz. A atividade está sendo coordenada pela professora do curso de Psicologia, Marta Rossoni, com apoio do Comitê de Extensão e do Núcleo de Orientação e Apoio Psicopedagógico (NOAPS) da faculdade.

 

“A realização de mais uma roda de conversa na escola Caboclo Bernardo, demonstra a importância de explanar conhecimento sobre prevenção ao suicídio, o “Setembro Amarelo”, visto que na sociedade ainda é um tabu. É papel do psicólogo promover saúde mental e cuidar do próximo”, afirmou o estudante do 8º período do curso de Psicologia da FAACZ, Welington Nascimento Ribeiro Filho.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 25/10/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste