Universitários de Psicologia realizam ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

Universitários de Psicologia da FAACZ envolvidos na Campanha Abril Azul. Foto: Divulgação

A “Campanha Abril Azul” tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por esse motivo, universitários de diferentes períodos do curso de Psicologia da FAACZ realizaram ações que reforçam a importância de conhecermos mais sobre o transtorno para desmitificá-lo e, dessa forma, buscarmos reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas.

 

Como primeira atividade, foi realizada a gravação de um vídeo explicativo sobre o TEA, pelos alunos Emilly Vasconcellos da Luz (3º período), Letícia Roldi de Souza (5º período) e Daniel Sousa dos Santos (7º período). A segunda atividade, aconteceu em forma de poesia elaborada e declamada em vídeo pela aluna Maria Eduarda Marins Pereira, do 5º período.

 

No vídeo Maria Eduarda, cheia de sensibilidade, reforçou mais uma vez a importância de tornar as informações sobre o TEA acessíveis para a sociedade. Os vídeos foram enviados por WhatsApp a todos os estudantes dos vários cursos de graduação da FAACZ.

 

Ainda no mês de abril, os universitários de Psicologia (Emilly, Maria Eduarda, Daniel e Letícia), acompanhados do graduando também em Psicologia, Matheus Gomes Barreiros (3º período), realizaram ação interna com os alunos de todos os cursos da FAACZ. Na ocasião, visitaram as salas de aula para explicar sobre o TEA e a apresentação foi abrilhantada pela declamação da poesia sobre o tema pela própria autora, a discente Maria Eduarda.

 

A aluna Letícia Roldi destacou: “Para mim foi gratificante poder compartilhar um pouco do conhecimento para as pessoas e acho muito importante que essa conscientização seja feita na faculdade para todas as pessoas”, disse a universitária de Psicologia.

 

“Essa ação foi muito importante para nossa formação como psicólogo, uma vez que mostrou a relevância de ir além do espaço clínico, e levar à sociedade informações significativas sobre assuntos de extrema importância, muitas vezes pouco discutidos como a identificação e diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista”, afirmou a aluna Emilly Vasconcellos.

 

Mês de Conscientização sobre o Autismo

 

Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e definiu o dia 02 de abril como a data para levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste