Estudantes de Direito fazem estudo de alguns dos principais pensadores sobre “Política e o Estado”

Foto: Divulgação

Como meio de promover a integração e a participação dos alunos das turmas iniciais do curso de Direito da FAACZ, o professor Horácio Aguilar, que este período está à frente da disciplina de “Direito e Ciências Políticas”, trouxe um trabalho voltado ao estudo de alguns dos principais pensadores sobre “Política e o Estado”. 

 

A dinâmica organizada pelo docente, que também é coordenador do curso de Direito, consistiu em dividir os universitários em grupo para realizar a atividade proposta. Cada grupo abordou um trabalho desenvolvido sobre a visão de um dos autores como, Hobbes, Marx, Locke, Montesquieu, Rawls, Aristóteles e outros, sobre a concepção de “Estado e de Ciência Política”. 

 

Dessa forma, cada grupo de alunos do curso de Direito pôde compartilhar um pouco sobre a visão dos autores acerca do tema e, assim, promover um debate, em sala de aula, sobre as diferentes formas de visão estudadas, possibilitando aos universitários identificar como o contexto histórico, econômico e político, influenciaram muito na construção da ideia desses pensadores. 

 

“Esse tipo de trabalho traz o aluno para dentro da disciplina, pois, orientado pelo professor, este passa, a ter um papel muito ativo na construção do conteúdo programático da disciplina, o que estimula o trabalho coletivo, a produção textual, a leitura e claro, o aprendizado”, explicou o professor Horácio. 

 

Segundo Laís Tonon dos Santos, do 1º período do curso de Direito, essa atividade trouxe uma experiência extremamente enriquecedora, onde ela pôde perceber como a Filosofia é diretamente conectada à Política e ao Direito.

 

“Tive a oportunidade de realizar um trabalho interdisciplinar que explorou os principais filósofos e suas influências na disciplina de Ciências Políticas. O trabalho trouxe uma compreensão mais profunda das teorias políticas fundamentais e permitiu uma análise crítica das suas aplicações práticas”, destacou a universitária.

 

Ainda de acordo com Tonon: “Essa abordagem, em minha opinião, ampliou nossos conhecimentos e nos proporcionou uma base sólida para uma análise mais fundamentada das questões políticas e jurídicas que acompanhamos em nossa sociedade”, finalizou Laís. 

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 06/06/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste