FAACZ realizou a 3ª Cerimônia de entrega do Jaleco para os calouros do curso de Psicologia

Fotos: Karina Cometti

 

No último dia 30 de maio, aconteceu no auditório da FAACZ a 3ª Cerimônia do Jaleco do curso de Psicologia. A solenidade é um rito de passagem importante para os calouros, alunos do 1º período, pois marca o compromisso do acadêmico da área da Saúde com a profissão que revolveu abraçar e inaugura a continuidade de um percurso ético que começa nos bancos universitários.

 

O evento contou com a presença dos estudantes do 1º período do curso de Psicologia, dos professores da FAACZ, Arismar Manéia e Adriano Rui, seus padrinhos e madrinhas, familiares e amigos. Também marcaram presença a diretora acadêmica da faculdade, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli e a coordenadora do curso de Psicologia, prof.ª Karina Fonseca. Durante a cerimônia, os universitários vestiram os jalecos pela primeira vez e fizeram um juramento que foi conduzido pela coordenadora do curso de Psicologia.

Em sua fala, a diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli fez um apanhado histórico do curso de Psicologia e afirmou sobre a alegria da instituição, que irá entregar, este ano, ao mercado de trabalho a primeira turma de alunos formados pela FAACZ. Na ocasião, a diretora ainda fez uma saudação especial a conselheira da Fundação São João Batista (FSJB), Maria da Penha Merlo.

 

“A FAACZ nascida da Fundação São João Batista é, com certeza, no Espírito Santo, uma das melhores instituições de Ensino Superior. Se há algo que muda o mundo é a Educação. No Ensino Superior, então nem se fala. Ela de fato transforma a dinâmica da vida do jovem ou daquele que retorna aos bancos escolares. Que bom tê-los no banco universitário do curso de Psicologia”, parabenizou os acadêmicos a diretora acadêmica.

“Todos, nós, temos sonhos e muito desses sonhos são mantidos por pessoas próximas a gente, que nos apoiam de várias formas, seja emocional ou financeira. Hoje, quando vestirem o jaleco que tem toda uma simbologia. Lembrem de agradecer à essas pessoas”, disse Adriana aos calouros do curso de Psicologia.

 

De acordo com a diretora acadêmica, “a maior missão, que a FAACZ tem enquanto instituição de ensino é formá-los da melhor maneira possível. Entregar ao mercado de trabalho mais do que bons profissionais. Psicólogos humanos, que saibam mexer com a alma do ser humano, mas com muito amor, profissionalismo e dedicação, isso que é a pitada do sucesso”, frisou.

 

Adriana finalizou dizendo: “Estamos em uma sociedade doente pelas mídias, por informação, por tecnologia. Por isso, o lado humano é o que mais será necessário nas relações entre os indivíduos. Façam um trabalho, enquanto profissionais de Psicologia, com carinho, escuta é o que, nós, da FAACZ desejamos a vocês, nesta noite de grande festividade”, destacou.

Saiba a opinião de alguns universitários que participaram da solenidade

 

“Não esperava que fosse algo que me emocionasse tanto. Até o meu esposo, que, na ocasião foi o meu padrinho se emocionou. Fiquei emocionada, no momento em que fui abraçada, pela coordenadora do curso de Psicologia, pelo seu abraço carinhoso e um cuidado com todos, os alunos. O momento do juramento foi algo muito especial, pois foram ditas palavras que tocaram profundamente o meu coração”. Luzia de Fatima Ataide Ferreira Ribeiro.

 

“Para mim a Cerimônia do Jaleco foi o início da realização de um grande sonho e poder dividir isso com a minha mãe, familiares e colegas de turma foi inesquecível. Um momento que vou guardar para sempre na memória. Agradeço o apoio e dedicação de todos os colaboradores da FAACZ”. Érica Pani Miranda.

“Me senti muito feliz e motivado para continuar o meu percurso. Para mim, a Cerimônia do Jaleco foi de suma importância, pois a partir de agora tenho o compromisso de me dedicar aos estudos, para que futuramente possa ajudar as pessoas através da Psicologia”. Luis Gustavo dos Santos Zanoni.

 

“Foi uma noite gratificante, entrar naquele jaleco fez com que me visse no futuro, e a cerimônia me proporcionou esse momento especial e alegre. Como filha da casa, me formei em 2019 em Pedagogia, e hoje, volto como caloura do curso de Psicologia, como dizem um bom filho à casa torna. Gratidão a Fundação São João Batista e a FAACZ por este momento. Foi lindo”. Nayara da Silva Lopes.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 06/06/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste