Projeto de Extensão da FAACZ recebe aporte financeiro da Fapes

Fachada da FAACZ em Aracruz (ES). Foto: Alessandro Bitti

O projeto de Extensão da FAACZ, intitulado “A Cultura da prática ambiental da educação na comunidade indígena de Aracruz: Viva Irajá”, tem como coordenador e proponente, o professor Arismar Manéia, que também é presidente do Comitê de Extensão da faculdade. O projeto da FAACZ foi avaliado com a maior nota no Edital 12/2022 – Universal de Extensão da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), para a microrregião “Rio Doce”.

 

Fazem parte da microrregião “Rio Doce”, os municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama. A chamada pública realizada pela Fapes é inédita no Estado do Espírito Santo e recebeu mais investimento passando a disponibilizar R$ 5 milhões para apoiar financeiramente projetos de Extensão que contribuam para o desenvolvimento socioambiental e/ou econômico das diferentes microrregiões do Estado.

 

Com o novo aporte financeiro, 104 projetos foram selecionados no editalClique aqui e confira a lista com as propostas e as instruções para contratação de cada projeto. O valor máximo permitido para o desenvolvimento de cada projeto foi de R$ 50 mil e são apoiadas oito propostas em cada microrregião capixaba, exceto pela microrregião noroeste que classificou seis projetos. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec).

 

“Foi com muita alegria que recebemos a notícia de que o projeto de Extensão da FAACZ, coordenado pelo professor Arismar Manéia, com apoio técnico do professor Marcos Halasz, tinha sido classificado no edital da Fapes e iria receber um aporte financeiro para ser desenvolvido. Esse tipo de edital é inédito para a comunidade acadêmica e para as instituições de pesquisa no Espírito Santo”, destacou a diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli.

 

A diretora acadêmica finalizou dizendo: “Esse aporte financeiro, chegou em momento importante para a faculdade, afinal, nossos docentes e alunos têm muita pesquisa para ser realizada e desenvolvida. Com esse apoio da Fapes, esperamos atender ainda mais às demandas sociais e ambientais de nossa sociedade, especialmente, na formação de jovens mais conscientes de suas responsabilidades sociais com Aracruz e região circunvizinha”.

 

O Edital 12/2022 – Universal de Extensão da Fapes tem como objetivo promover a formação de recursos humanos em projetos de extensão desenvolvidos em ambientes sociais e produtivos reais, valorizando a integração curricular com os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação das instituições de ensino localizadas no Espírito Santo.

 

Projeto de Extensão da FAACZ

 

O projeto de Extensão da FAACZ, “A Cultura da prática ambiental da educação na comunidade indígena de Aracruz: Viva Irajá”, tem um aporte financeiro da Fapes de quase 40 mil reais para ser executado, num prazo de 12 meses. Este projeto visa a aplicação de metodologias ativas e práticas de Educação Ambiental em área rural da cidade, mais especificamente na comunidade indígena Novo Irajá, localizada no município de Aracruz (ES).

 

Segundo o professor Arismar Manéia, o projeto da FAACZ buscará despertar alguns tópicos comportamentais, principalmente na comunidade atendida pela Escola Municipal de Educação Fundamental “Novo Irajá”, parceira deste projeto, tendo como essência a prática da Educação Ambiental Cidadã.

 

“Entre as diversas ações propostas no projeto destacam-se: o incentivo à reciclagem e reutilização de materiais, construção de cartilhas ambientais produzidas pelos alunos da escola envolvida no processo, divulgação educativa destas cartilhas em outros ambientes educacionais do município, conscientização acerca dos manguezais (incluindo orientação da legislação que visa a preservação do ambiente), visitação aos manguezais e orientações ambientais e educacionais, entre outras”, explicou Manéia.

 

O projeto coordenado pelo professor Arismar terá apoio técnico do professor Marcos Halasz, coordenador de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação da FAACZ, bem como da gerente de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de Aracruz, Eva Rosiney da Silva Cordeiro. A faculdade e a prefeitura são parcerias, por meio de convênio, para desenvolvimento de projetos nas diversas áreas do conhecimento.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 12/12/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste