Estudantes do curso de Enfermagem orientam carteiros quanto a prevenção à saúde

Foto: Divulgação

 

Na última sexta-feira, 28 de junho, estudantes do curso de Enfermagem da FAACZ e o coordenador do curso, prof. João Carlos Arivabene deram um show de profissionalismo no evento realizado no Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios, no bairro Bela Vista, em Aracruz. Na ocasião, os acadêmicos e o professor da FAACZ realizaram várias atividades de intervenção, prevenção e promoção à saúde dos carteiros.

 

Aferição de pressão arterial, glicemia capilar, pesagem/altura com cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), orientação para uma alimentação saudável e os cuidados para se ter uma boa saúde pautaram as ações e as orientações feitas aos 20 carteiros que participaram da atividade. As ações de prevenção são iniciativas dos pilares do Programa Viver Melhor dos Correios, que têm como escopo, a busca da presença produtiva no trabalho.

 

O convite para participar do evento foi feito ao coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ pelo gestor do CDD Aracruz, Leandro Mazoli e pela agente de Correios, Maria Onelia Schunk de Sousa. Os Correios e os empregados do CDD Aracruz agradecem a parceria com a FAACZ, que mostrou ser de suma importância o conhecimento à prevenção da saúde e os cuidados que devemos ter no nosso dia a dia”, afirmou Maria Onelia.

 

Para a estudante de Enfermagem, Antonia Iderlandia de Sousa, participar dessa atividade foi uma experiência ímpar. “Foi muito bom ver o envolvimento de todos em prol da saúde dos carteiros. Tivemos a oportunidade de colocar em prática o nosso conhecimento e aprendizado adquirido na faculdade e tenho certeza que fizemos a diferença na vida desses profissionais”, ressaltou.

 

Segundo o coordenador do curso de Enfermagem, prof. João Carlos Arivabene, “a atividade em educação desenvolvida junto aos carteiros do CDD de Aracruz, constituiu uma atividade que foi além da sala de aula, possibilitando conhecimentos, práticas e vivências para os alunos de Enfermagem. Esses acadêmicos fizessem uma maior reflexão sobre a utilidade e alcance de sua prática profissional no contexto social e de prevenção a saúde”.

 

Ainda de acordo com o prof. João, “foi fundamental que os acadêmicos de Enfermagem da FAACZ, sob a minha supervisão, identificassem as necessidades de saúde dos carteiros para que as abordagens e atividades propostas fossem adequadas para o momento. Para que isto acontecesse foi necessário planejar com objetivo de alcançar uma melhoria no estado de saúde desses trabalhadores”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste